Em comunicado, o FC Porto afirmou que vai processar o vice-presidente do Benfica, Varandas Fernandes, por difamação. Em causa estão as declarações do dirigente das 'águias', na quinta-feira, em conferência de imprensa.

"O FC Porto deu instruções ao departamento de jurídico para proceder judicialmente contra Varandas Fernandes. Em causa estão as declarações falsas e difamatórias do vice-presidente do Benfica, tendo afirmado que o FC Porto pagou e instigou o acesso ilegítimo do sistema informático do Benfica", escrevem os 'dragões'.

"'Alguém acredita que um hacker conhecido por vender informações ia oferecer informação a troco de nada?' e "'Acreditamos que a justiça, obviamente, conseguirá provar a forma e as contrapartidas financeiras que estiveram por trás do modo como o FC Porto obteve informação roubada ao Benfica'" são exemplos de declarações mentirosas e difamatórias", pode ler-se no comunicado.

O processo surge um dia depois do dirigente dos 'encarnados' ter acusado os rivais, FC Porto e Sporting, de estarem por trás do roubo de correspondência eletrónica do Benfica, que mais tarde foi divulgada pelo diretor de comunicação dos 'dragões', Francisco J. Marques, no Porto Canal.

"Foi o diretor de comunicação do FC Porto que exibiu o produto desse roubo. Essa informação roubada foi divulgada em blogs afetos ao Sporting Clube de Portugal com a convivência da antiga direção. Ninguém acredita que o hacker ia divulgar essa informação a troco de nada", disse Varandas Fernandes, esta quinta-feira, em conferência de imprensa no estádio da Luz.

Pouco depois das declarações do vice-presidente do Benfica, Francisco J. Marques reagiu no Twitter. "Claro que lhes custa a acreditar que o FC Porto não tenha pago nada pelos mails. Estás-lhes no sangue, afinal trata-se da única SAD alguma vez acusada de corrupção. Repito as vezes que for preciso, as autoridades sabem como recebi a informação", disse o diretor de comunicação dos 'dragões'.

Já esta sexta-feira, os dois clubes continuaram os ataques. Na conta de Twitter destinada à comunicação social, o Benfica avisou: "aproxima-se a descoberta do circuito do dinheiro e quem pagou ao hacker que roubou o Benfica. Todos sabemos quem exibiu o produto desse roubo em que a célebre reunião do Altis foi a face visível do crime organizado".

Enquanto Francisco J. Marques afirmou que afirmou que "o hacker, seja ele quem for, é que ajudou a destruir os esquemas do crime organizado. Agora choram todos os dias, já estão acusados de corrupção e ainda há tantas investigações em curso... Catedráticos no crime ressabiados por lhe terem descoberto a careca".