O FC Porto tem no domingo um teste à liderança, repartida com o Sporting, na I Liga de futebol, em jogo em que recebe o Sporting de Braga, depois de ‘falhar’ durante a semana o apuramento na ‘Champions’.

Apesar da ‘queda’ para o ‘play-off’ de acesso aos ‘oitavos’ Liga Europa, depois de perder com Atlético de Madrid na terça-feira em casa (3-1), num grupo que era muito difícil e que contava também com Liverpool (primeiro) e AC Milan (quarto), os ‘dragões’ viram-se já para o campeonato.

No domingo, a equipa procura manter a sequência de vitórias, oito consecutivas, numa competição que lidera a par do rival Sporting (35 pontos) e em que ambos ainda não perderam qualquer jogo, com 11 vitórias e dois empates, um deles entre ambos.

Na receção ao Sporting de Braga (quarto), já depois de o Sporting receber o Boavista (11.º), no sábado, e o rival Benfica (terceiro) visitar o Famalicão (14.º), no domingo, o FC Porto procura manter a boa campanha interna.

É um jogo difícil, frente a um adversário que nas três últimas visitas ao Dragão venceu duas, uma para o campeonato e outra na Taça de Portugal, embora os bracarenses, com uma época mais irregular, possam ter o peso de jogar ainda hoje na Liga Europa.

Carlos Carvalhal terá menos dias para recuperar a equipa, que hoje precisa de vencer em casa o Estrela Vermelha para garantir o apuramento direto para os oitavos de final da segunda prova da UEFA.

Já o campeão Sporting recebe no sábado o Boavista, num jogo em que é totalmente favorito, depois de Rúben Amorim ter apostado durante a semana, e já apurado para os ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, em alguns menos utilizados na visita ao Ajax (derrota por 4-2).

Com novo ‘ganho milionário’ com a passagem à fase seguinte, os ‘leões’ continuam também a brilhar internamente, com a equipa a mostrar, sucessivamente, que o título da última época não foi um acaso, e depois de na última ronda vencer o Benfica na Luz (3-1).

Já as ‘águias’ vivem tempos contraditórios: o apuramento na quarta-feira para a fase seguinte da ‘Champions’ – com vitória em casa frente ao Dínamo Kiev (2-0), aliada à derrota do FC Barcelona em Munique (3-0) -, não diminui a contestação a Jorge Jesus.

A última jornada, e a derrota com o Sporting, deixou as ‘águias’ a quatro pontos dos rivais, num mês em que têm duas visitas ao Estádio do Dragão, para a Taça de Portugal (23 de dezembro) e para a I Liga (30 de dezembro).

Mas antes, e já no domingo, o Benfica visita o Famalicão (14.º), num momento em que a equipa de Ivo Vieira voltou a perder terreno, com duas derrotas consecutivas (com Portimonense e Gil Vicente), depois de ter tido os primeiros triunfos.

A jornada abre na sexta-feira com a receção do Paços de Ferreira (13.º) ao Gil Vicente (oitavo), sendo os pacenses, de Jorge Simão, uma das equipas que não vence há largos jogos, desde a quarta jornada (quatro derrotas e cinco empates).

Também Boavista e Vizela atravessam ‘longas secas’ (10 jogos), numa ronda em que os ‘axadrezados’ jogam em Alvalade, e os vizelenses (15.ºs) têm também jogo complicado no terreno do Arouca (nono).

Na zona europeia, o Estoril Praia (quinto) tentará aproveitar o grau de dificuldade do Braga no Dragão, para reduzir diferenças do quinto para o quarto, com os estorilistas a visitarem no domingo o Belenenses SAD (18.º e último).

Os ‘azuis’ recuperam de um surto do coronavírus no plantel – que levou ao adiamento do jogo com o Vizela, já depois de se terem apresentado apenas com nove jogadores no jogo com o Benfica (7-0), que não chegou ao fim do tempo regulamentar.

A jornada dá ainda a oportunidade a Portimonense (sexto), de visita no domingo ao Moreirense (17.º), e a Vitória de Guimarães (sétimo), que recebe no sábado o Tondela (10.º), de se aproximarem da zona europeia.

Programa da 14.ª jornada:

- Sexta-feira, 10 dez:

Paços de Ferreira – Gil Vicente, 20:15.

- Sábado, 11 dez:

Marítimo – Santa Clara, 15:30.

Vitória de Guimarães – Tondela, 18:00.

Sporting – Boavista, 20:30.

- Domingo, 12 dez:

Moreirense – Portimonense, 15:30.

Belenenses SAD – Estoril Praia, 15:30.

Famalicão – Benfica, 18:00.

FC Porto – Sporting de Braga, 20:30.

- Segunda-feira, 13 dez:

Arouca – Vizela, 20:15.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.