Um golo em cada parte do jogo ajudou o FC Porto a bater o Tondela por 2-0, na 26.ª ronda da I Liga. Os Dragões chegam aos 60 pontos e colocam pressão no líder Sporting (65 pontos) que defronta o Famalicão este domingo. Toni Martinez marcou pelo segundo jogo consecutivo, Taremi voltou aos golos após oito jogos. Apesar de não ter feito uma grande exibição, o FC Porto conseguiu os três pontos, a poucos dias do jogo da segunda-mão dos quartos de final da Champions frente ao Chelsea.
Campeões com mexidas a pensar no Chelsea
Dizem os treinadores de futebol que não se prepara dois jogos de uma vez. Mas quando o calendário aperta, é impossível fazer uma equipa sem pensar nos jogos que aí vem. Foi isso que fez Sérgio Conceição, ao deixar Mbemba, Taremi e Marega no banco frente ao Tondela, num jogo onde operou três mexidas, em relação ao onze que perdeu na última quarta-feira com o Chelsea. Entraram Diogo Leite, Toni Martínez e Evanilson nos lugares de Mbemba, Luis Diaz e Marega. Sérgio Conceição e Taremi tinham falhado o jogo da 1.ª mão da Champions com os londrinos por estarem castigados (o médio trabalhou limitado durante a semana).
Num relvado que se tornou difícil com a chuva que caiu ao longo da tarde (em algumas zonas a bola ganhava velocidade, noutras, ficava presa nas poças de água), os jogadores do FC Porto sentiam dificuldades nas receções nos passes curtos, importantes para se colocarem em posição de bater a organizada e compacta equipa beirã.
Era preciso paciência para entrar na área de Trigueira, e também tirar partido das bolas paradas. Foi assim que Grujic assustou aos cinco minutos e Evanilson atirou às malhas laterais aos 14.
Aos 16 minutos, Pepe fez um passe longo, Toni Martinez fugiu à linha defensiva do Tondela, dominou no peito e estoirou para o 1-0. Esta feito o mais difícil pelo jogador que fez o último golo do FC Porto, curiosamente a dar a vitória frente ao Santa Clara na derradeira ronda.
Aos 25, é Corona a estar perto do golo, após grande jogada de entendimento com Toni Martinez. O remate do mexicano foi defendido pelo guardião dos viseenses, um defensor limpou para canto.
O Tondela não se limitava a defender. É certo que deu a iniciativa de jogo ao FC Porto, mas, quando podia, subia no tereno. Rafael Barbosa assustou Marchesin com um remate forte aos 22 minutos, por cima. Aos 42 é Jaume Grau a rematar forte para defesa de Marchesín para a frente, Salvador recargou para as mãos do guardião portista.
Tondela melhor no segundo tempo
O segundo tempo trouxe a resposta do Tondela, mais pressionante, com mais bola, mais atrevido, a tentar empatar o quanto antes. A equipa de Pako Ayestaran foi ganhando algumas faltas em zonas subidas, mas faltava tirar partido das bolas colocadas na área. Aos 53, Bebeto tirou um centro venenoso num livre, mas não apareceu ninguém para o desvio.
Sérgio Conceição não estava a gostar do que via e lançou Luis Diaz e Sérgio Oliveira, nos lugares de Toni Martinez (diminuído fisicamente após um toque de um adversário num dos joelhos na 1.ª parte) e Uribe, descansando assim o colombiano para o jogo da próxima terça-feira frente ao Chelsea. Evanilson, que tinha estado perto do 2-0 aos 48, ficava em campo.
Ayestaran apostou em Jaquité e Jhon Murillo nos lugares de Jaume Grau e Olabe, dando assim mais frescura ofensiva à sua equipa. Depois colocou em campo o cabo-verdiano Telmo Alcanjo e Suley Anne para os derradeiros minutos.
Mesmo com menos bola, o FC Porto tentava o 2-0 para 'matar' o jogo. Aos 73 minutos, Otávio apareceu na cara de Trigueira, mas permitiu o corte de Medioub, a bola sobrou par Evanilson que falhou o desvio. Corona, por último, meteu no peito e disparou, mas para fora.
Taremi entra e acaba com 'seca' de golos
Dez minutos depois do falhanço de Corona, surgiu o golo da tranquilidade. Otávio centrou da direita, Taremi rematou à boca da baliza contra Trigueira, mas ganhou o ressalto e confirmou o 2-0, o seu 16.º golo da época, o 10,º na I Liga. Regresso do iraniano aos golos, ele que não marcava desde 17 de fevereiro, quando fez um dos golos da vitória por 2-1 frente a Juventus, no Dragão. Foram oito jogos sem marcar, quase dois meses
Os campeões nacionais chegam aos 60 pontos e colocam pressão no Sporting (65) que recebe o Famalicão este domingo. Uma exibição q.b. antes de defrontar o Chelsea, na segunda-mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. De recordar que o FC Porto perdeu o primeiro jogo por 2-0.
Comentários