Paulo Fonseca, agora treinador do Sporting de Braga, vai reencontrar no domingo o FC Porto, uma equipa que bem conhece. Em primeiro lugar, porque já esteve no lugar que agora é de José Peseiro, na época 2013/14 (com pouco sucesso). Além disso, enquanto adversário defrontou por cinco vezes os 'dragões'. Não venceu nenhuma.

Os primeiros dois encontros com o FC Porto aconteceram em 2012/13, quando Paulo Fonseca orientou pela primeira vez o Paços de Ferreira. Ambos terminaram com o mesmo resultado: 2-0.

Seguiu-se a mudança do técnico para o FC Porto, onde sucedeu a Vítor Pereira e não conseguiu conquistar qualquer título, antes do regresso à Mata Real, para a temporada 2014/15. Mais duas tentativas para bater o FC Porto e mais duas derrotas, a primeira por 1-0 e a segunda de forma bem mais esclarecedora: 5-0 no Dragão, então terra de Lopetegui.

No último verão chegou a altura de novo 'salto' para o técnico, que agora rumou ao Sporting de Braga. Com melhor arsenal para defrontar o 'dragão', Fonseca reencontrou a equipa 'azul-e-branca' em outubro e conseguiu um empate a zero, o melhor resultado que conseguiu até agora.

No domingo terá nova oportunidade para derrotar o FC Porto, mais uma vez a contar para a Liga. Está também já garantido um duelo no Jamor, na final da Taça de Portugal.

Encontros de Paulo Fonseca com o FC Porto:

2012/13 (P. Ferreira): 0-2 e 0-2.

2014/15 (P. Ferreira): 0-1 e 0-5.

2015/16 (Sp. Braga): 0-0.