O treinador holandês Frank Rijkaard, futuro técnico do Sporting em caso de vitória de Dias Ferreira nas eleições de 26 de Março, disse esta sexta-feira que a formação dos “leões” é um «tesouro» a manter e a trabalhar.

Em entrevista à Agência Lusa, em Amesterdão, o técnico manifestou-se «entusiasmado» com a possibilidade de juntar a sua experiência, em clubes com «escolas» como Ajax e FC Barcelona, ao “know-how” do Sporting, «um clube muito famoso, conhecido em todo o mundo pelos grandes jogadores produzidos e dados ao mundo do futebol».

«Eu penso que isso é uma coisa importante. É como um tesouro que temos de manter e trabalhar», defendeu o antigo jogador internacional holandês do Ajax e antigo técnico do FC Barcelona.

Afirmando que o objectivo último é sempre «ganhar», Rijkaard defendeu, todavia, que é necessário começar pelo princípio, pelas camadas jovens, o que até «assenta muito bem na filosofia do Sporting».

«Estão sempre a trabalhar na juventude, na academia. É importante, do meu ponto de vista, continuarmos a trabalhar nisso, a produzir jogadores para a primeira equipa, claro, para o Sporting, e depois disso para as maiores equipas do mundo, porque é assim que as coisas funcionam», afirmou.

Rijkaard reforçou a importância de uma «filosofia a longo prazo», aliada aos resultados que os adeptos querem ver aparecer, mas para os quais, advertiu, «é preciso tempo e paciência».

«É esse o objectivo: fazer uma boa primeira equipa, e manter o sector da formação muito forte, e assim o Sporting será sempre esta grande marca, este grande nome no mundo do futebol, como sempre tem sido», afirmou.