Com um total de seis jogadores formados no clube transferidos desde o dia 01 de Janeiro de 2001, os "leões" já receberam 61,8 milhões de euros, o que equivale a mais de dois terços do montante global das vendas realizadas pelo clube (87,9 milhões) neste século.

A primeira grande transferência ocorreu no final da época 2001/02, quando o médio Hugo Viana foi para o Newcastle, de Inglaterra, por 12,5 milhões de euros, após a conquista do último campeonato ganho pelo Sporting.

No entanto, no "top" das vendas dos verde-e-brancos está a transferência do avançado Nani para o Manchester United, em 2007, numa operação que rendeu 25,5 milhões de euros aos cofres "leoninos".

Na segunda posição do "ranking" dos clubes que mais lucraram com vendas de jogadores da formação surge o FC Porto, com 52 milhões de euros realizados na venda de cinco jogadores, entre os quais Hélder Postiga, que rendeu cerca de 11,5 milhões em duas transferências (para o Tottenham, em 2003, e para o Sporting, em 2008).

A transferência do avançado português para o clube londrino, por nove milhões de euros, abriu a "conta" dos portistas, mas foi com o defesa central Ricardo Carvalho que os tetracampeões nacionais realizaram o maior negócio, quando o Chelsea pagou 30 milhões de euros pelo passe do então recém-campeão europeu.

No último lugar do "pódio" encontra-se o Benfica, com apenas 18 milhões de euros realizados com a venda de um só jogador proveniente da formação, o médio Manuel Fernandes, actualmente nos espanhóis do Valência.

Em 2005, após a conquista do 31.º título de campeão nacional, o Benfica vendeu 50 por cento do passe do jogador a um grupo de investidores por nove milhões de euros e em 2007 cedeu ao clube espanhol a outra metade pelo mesmo valor.

No conjunto dos três principais clubes portugueses, a formação rendeu perto de 132 milhões de euros, valor inferior à soma paga pelo Real Madrid para contratar Kaká e Cristiano Ronaldo (159 milhões), este um produto das escolas do Sporting.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.