A medida, inédita, resulta do relatório do árbitro: Olegário Benquerença terá referenciado que o lateral uruguaio "puxou pela camisola (do árbitro) de forma agressiva e empurrou".
A CD da LPFP baseou-se no artigo 125.º do regulamento disciplinar (comportamento indigno e ameaçador) para suspender Fucile.
Um dos jogos de suspensão, de acordo com fonte contactada pela Agência Lusa, baseia-se na expulsão por acumulação de amarelos, enquanto a outra partida refere-se a esse "comportamento indigno e ameaçador".
Por outro lado, o treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, foi suspenso por 10 dias - acaba a época na bancada - e multado em 1500 euros, pela expulsão no jogo com o Benfica (vitória do FC Porto por 3-1).
A suspensão tem em conta a reincidência de comportamento, já que Jesualdo tinha também sido expulso no encontro anterior, em Setúbal.
O defesa central brasileiro do Benfica Luisão foi multado cumulativamente em 1250 euros já que terá desrespeitado o artigo 36.º, números 2 e 3 do regulamento das competições: "Incumprimento do dever de correcção e urbanidade com o público".
De acordo com o relatório do árbitro, Luisão "agarrou e devolveu um objecto ao público".
Pelo artigo 148.º do regulamento disciplinar, o FC Porto foi multado em 1250 euros.
Este artigo utilizado nesta avaliação é o mesmo que puniu o Benfica, quando o chamado "Diabo de Gaia" invadiu o relvado para agredir um árbitro auxiliar.
Além destes castigos, a LPFP decidiu atribuir um jogo de castigo aos benfiquistas Angel Di Maria, Javi Garcia e Fábio Coentrão, por terem completo uma série de cinco cartões amarelos.
No Vitória de Guimarães, Nuno Assis, Nilson e Gustavo foram suspensos por um jogo, enquanto Douglas estará dois jogos de fora.
Pedro Silva e Daniel Carriço, do Sporting, falham também o final do campeonato.
Mapa de castigos:
LIGA:
2 jogos:
Jorge Fucile (FC Porto)
Douglas (Vitória de Guimarães)
Ricardo (Paços de Ferreira)
1 jogo:
Nuno Assis (Vitória de Guimarães)
Nilson (Vitória de Guimarães)
Gustavo (Vitória de Guimarães)
Fábio Coentrão (Benfica)
Angel Di Maria (Benfica)
Javi Garcia (Benfica)
Toy (Olhanense)
Paulo Sérgio (Olhanense)
Pedro Silva (Sporting)
Daniel Carriço (Sporting)
João Aurélio (Nacional)
LIGA DE HONRA:
Dois jogos:
Vítor Júnior (Varzim)
Um jogo:
Marco Silva (Estoril)
Castanheira (Desportivo de Chaves)
Diop (Desportivo de Chaves)
Luís Carlos Pinto (Desportivo das Aves)
Comentários