Em junho de 2018, Gelson Martins rescindiu contrato com o Sporting unilateralmente, na sequência do ataque à Academia de Alcochete, e assinou contrato com o Atlético de Madrid. Depois de alguns desentendimentos, leões e colchoneros acabaram por se entender, mas agora é o Futebol Benfica quem está insatisfeito com a transferência.

O Futebol Benfica, clube onde Gelson Martins fez parte da sua formação, avançou com uma ação em tribunal para reclamar uma parte da transferência do médio de 25 anos.

"Apresentámos uma queixa na FIFA porque não nos foi pago o mecanismo de solidariedade, devido aos direitos de formação do Gelson Martins, e agora houve recurso para o TAS. Acredito que no final irão dar-nos razão e, claro, é uma verba que nos faz falta", admitiu Domingos Estanislau, presidente do Futebol Benfica, em declarações ao jornal desportivo 'A Bola'.

Leões e colchoneros não concordam com o Futebol Benfica e consideram que, tendo em conta que não houve transferência propriamente dita, mas sim uma rescisão de contrato, não existe lugar a mecanismo de solidariedade.

Nascido em Cabo Verde, Gelson Martins fez o início da sua formação no Futebol Benfica, antes de se mudar, com idade de juvenil, para o Sporting, em 2010/11.