O mês de fereveiro pode ser decisivo nas contas do que resta da época futebolística em Portugal. A reestruturação dos calendários devido a pandemia de COVID-19 deixou os treinadores com mais problemas para resolver, numa época com muitos jogos em poucos dias.

Habituado, na maior parte das vezes, a jogar apenas de semana semana (excluindo quando há provas da UEFA), os principais clubes portugueses vêm-se agora a braços com um calendário típico das cinco principais ligas, com muitos jogos e pouco tempo para descanso.

Quem se mantém em todas as frentes sai prejudicado com o caótico calendário 2020/21. Os casos de COVID-19 nos planteis vieram dificultar ainda mais a vida aos clubes.

O FC Porto, o Benfica e o Braga, que ainda se mantém nas provas das UEFA e na Taça de Portugal, são os mais prejudicados, já que terão entre oito e nove jogos num mês. Já o Sporting, afastado das provas da UEFA logo no dia 01 de outubro de 2020 e eliminado da Taça de Portugal nos oitavos de final pelo Marítimo, terá cinco jogo nos próximos 30 dias.

FC Porto: oito jogos entre I Liga, Taça e Liga dos Campeões

O FC Porto começa esta maratona já esta tarde, 04 de fevereiro, no terreno do B-SAD, na última jornada da primeira volta da Liga. Seguem-se dois dos três duelos com o SC Braga em 30 dias, uma para a I Liga, já no domingo, na Pedreira, na primeira ronda da Segunda Volta, e outro na quarta-feira, 10 de fevereiro, na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. O terceiro encontro com os minhotos será em casa, a 03 de março, na segunda-mão das meias-finais da Taça da Liga.

Nos próximos 30 dias os campeões nacionais jogam o seu futuro na Liga dos Campeões, onde vão defrontar a Juventus, de Cristiano Ronaldo. O primeiro jogo será a 17 de fevereiro no Dragão, o segundo a 09 de março em Turim. Neste espaço, há o dérbi com o Boavista para a I Liga e ainda a receção ao Sporting, além da deslocação ao terreno do Marítimo.

Benfica com nove jogos entre Liga Europa, Taça e I Liga

O calendário difícil do Benfica no próximo mês arranca esta sexta-feira, 05 de fevereiro, com a receção ao Vitória de Guimarães, numa altura em que os 'encarnados' não atravessam um bom período. Os dois jogos com o Arsenal, dos 16 avos de final da Liga Europa são os jogos de maior grau de dificuldade. Nos próximos 30 dias, o Benfica tem a hipótese de garantir a final da Taça de Portugal, nos dois jogos das meias-finais da prova com o Estoril, líder da Segunda Liga. Moreirense, Famalicão, Rio Ave e Farense são os adversários na Liga.

SC Braga com calendário de um 'grande'

O terceiro emblema nas provas da UEFA é o SC Braga. Os minhotos parecem ter o calendário mais difícil. Além dos três duelos com o FC Porto (dois na Taça de Portugal e uma na I Liga) os 'guerreiros' do Minho tem os dois jogos com a AS Roma, de Paulo Fonseca, nos 16 avos de final da Liga Europa. Nacional, Tondela, Santa Clara e Portimonense são os adversários do SC Braga nos próximos 30 dias na I Liga.

Sporting mais 'descansado'

Dos quatro primeiros da tabela, o Sporting é quem tem o calendário menos congestionado. Os 'leões' já fora das provas da UEFA e da Taça de Portugal, como anteriormente referido, podem concentrar-se apenas na Primeira Liga, prova que lideram com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, segundo colocado.

Apesar disso, a formação orientada por Rúben Amorim terá cinco encontros nos próximos 30 dias. O duelo com o FC Porto no Dragão, na 21.ª ronda da I Liga, é o mais complicado do calendário, que inclui ainda jogos com Marítimo, Paços de Ferreira, Gil Vicente e Portimonense.

O calendário dos quatro primeiros nos próximos 30 dias

Sporting

5/2: Marítimo Sporting

9/2: Gil Vicente - Sporting

15/2: Sporting - Paços Ferreira

20/2: Sporting - Portimonense

27/2: FC Porto - Sporting

FC Porto

4/2: Belenenses - FC Porto

7/2: SC Braga - FC Porto

10/2: SC Braga - FC Porto

13/2: FC Porto - Boavista

17/2: FC Porto - Juventus

22/2: Marítimo - FC Porto

27/2: FC Porto - Sporting

3/3: FC Porto - SC Braga
SC Braga

4/2: SC Braga - Portimonense

7/2: SC Braga - FC Porto

10/2: SC Braga - FC Porto

14/2: Santa Clara - SC Braga

18/2: SC Braga - Roma

21/2: SC Braga - Tondela

25/2: Roma - SC Braga

28/2: Nacional - SC Braga

3/3: FC Porto - SC Braga
Benfica

5/2: Benfica – V. Guimarães

8/2: Benfica - Famalicão

11/02: Estoril - Benfica

14/2: Moreirense - Benfica

18/2: Benfica - Arsenal

21/2: Farense - Benfica

25/2: Arsenal - Benfica

1/3: Benfica - Rio Ave

3/3: Estoril - Benfica

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.