O G15 voltou a reunir-se esta quarta-feira, num encontro que teve lugar em Gaia e que contou com a presença de 10 clubes. Na reunião, o grupo dos 15 clubes da Primeira Liga, exceto FC Porto, Sporting e Benfica, definiu e aprovou um conjunto de medidas que vão ser levadas à Assembleia-Geral da Liga esta sexta-feira, para sere discutidas e aprovadas.

Na reunião desta quarta-feira, destaque para o Moreirense que marcou presença pela primeira vez. Portimonense e Vitória de Setúbal voltaram a não estar presentes. Outro destaque foi a presença de clubes da II Liga, ainda que no papel de observadores.

No final da reunião, Carlos Pereira, presidente do Marítimo, falou aos jornalistas e explicou o que o grupo vai levar à Assembleia-geral da Liga.

"Nós não iríamos fazer propostas à Liga para uma Assembleia Geral sem a certeza de que todos os que aqui estiveram estão disponíveis para votar estas propostas, para poder ser aprovado e deixar já o contributo para uma futura Assembleia Geral. São propostas que a Segunda Liga mandou, como o Leixões, mas também o Sporting CP, o FC Porto, são propostas que trazem a melhoria que perspetivamos para o futuro", explicou o presidente do Marítimo.

Carlos Pereira frisou que as propostas são "o princípio de um longo caminho que queremos percorrer", lembrando que "Roma e Pavia não se fizeram num dia".

"Vamos tentando fazer esse caminho, seguindo aquilo que possa ser um contributo valioso para o futebol português", terminou.

Eis as cinco medidas que o G15 quer aprovar na Assembleia-geral da Liga

1 - Cedência de jogadores: cada clube pode emprestar seis jogadores, mas apenas um máximo de três a um clube.

2 - Melhoria do VAR, designadamente com a instalação do mesmo número de câmaras em todos os jogos.

3 - Alterar as taxas de transmissão televisiva.

4 - Sanção aos dirigentes que ao cabo de três castigos conduzem à perda de pontos dos respetivos clubes.

5 - Fim do sorteio condicionado do calendário de jogos da I Liga.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.