O avançado Galeno, que compete pelo FC Porto, da I Liga, e tem passaporte português, foi convocado pela primeira vez para a seleção principal do Brasil, comunicou hoje a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O extremo, de 26 anos, juntou-se ao guarda-redes Léo Jardim (Vasco da Gama) - que já passou por Rio Ave e Boavista - e ao defesa central Fabrício Júnior (Flamengo) entre os três jogadores chamados à última hora pelo selecionador Dorival Júnior para os embates particulares com Inglaterra e Espanha, previstos para 23 e 26 de março, respetivamente.

Esse trio vai suprir as ausências por lesão de Ederson (Manchester City), antigo guarda-redes de Rio Ave e Benfica, do central Marquinhos (Paris Saint-Germain) e do avançado Gabriel Martinelli, que atua nos ingleses do Arsenal, adversários do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, cuja segunda mão se disputa na terça-feira em Londres.

“São jogadores que já vinham a ser observados e que chegam em condições de lutarem diretamente por uma posição nestes amigáveis”, indicou Dorival Júnior, citado pela CBF.

Sem internacionalizações pelas seleções jovens brasileiras, Galeno estará acompanhado nesta convocatória pelo defesa esquerdo e colega de equipa Wendell, que só tinha sido chamado em setembro de 2016, quando representava os alemães do Bayer Leverkusen.

O Brasil vai enfrentar a Inglaterra no Estádio de Wembley, em Londres, e a Espanha no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, em embates que assinalam a estreia de Dorival Júnior no comando do país mais titulado em Mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

Convocados

Guarda-redes
Bento - Athletico-PR
Léo Jardim - Vasco
Rafael - São Paulo

Laterais:
Danilo - Juventus (ITA)
Yan Couto - Girona (ESP)
Ayrton Lucas - Flamengo
Wendell - Porto (POR)

Centrais:
Beraldo - PSG (FRA)
Gabriel Magalhães - Arsenal (ING)
Fabrício Bruno - Flamengo
Murilo - Palmeiras

Médios
André - Fluminense
Andreas Pereira - Fulham (ING)
Casemiro - Manchester United (ING)
João Gomes - Wolverhampton (ING
Bruno Guimarães - Newcastle (ING)
Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
Lucas Paquetá - West Ham (ING)
Pablo Maia - São Paulo

Avançados:
Endrick - Palmeiras
Rodrygo - Real Madrid (ESP)
Galeno - Porto (POR)
Raphinha - Barcelona (ESP)
Richarlison - Tottenham (ING)
Vinicius Junior - Real Madrid (ESP)

*Artigo atualizado