O Governo moçambicano felicitou na segunda-feira o Sporting pela conquista do título de campeão português de futebol, agradecendo ainda aos ‘leões’ o “nobre gesto para com a martirizada província de Cabo Delgado”.

“Caros sportinguistas, recebam as nossas mais calorosas felicitações pela conquista do título da principal Liga portuguesa de futebol. Essa conquista constitui um motivo de alegria, não só para os adeptos do Sporting em Portugal, mas também para a grande massa ‘leonina’ que existe em Moçambique”, lê-se na missiva da Secretaria de Estado do Desporto, a que a Lusa teve hoje acesso.

O executivo moçambicano enalteceu ainda a iniciativa promovida pelo clube lisboeta, que envergou camisolas com Cabo Delgado estampado, em vez dos nomes dos jogadores, no primeiro encontro após assegurar o título, do dérbi com o Benfica [derrota por 4-3], no sábado.

“Recebam, igualmente, toda a nossa gratidão pelo nobre gesto para com a martirizada província de Cabo Delgado. A vossa demonstração de solidariedade, ao entrarem em campo com o nome Cabo Delgado às costas, calou fundo nos nossos corações. Foi reconfortante e serviu de estímulo para a nossa resiliência e firmeza na justa luta que travamos contra o terrorismo”, acrescentou a tutela do desporto.

De acordo com a mesma nota, “cada um dos moçambicanos que assistiu ao jogo, em qualquer dos quatro cantos do mundo, guardará para sempre esse gesto ímpar”.

O Sporting visou “sensibilizar todos para os graves acontecimentos que têm afetado aquela região de Moçambique”.

O norte de Moçambique é, desde 2017, alvo de ações de grupos armados que aterrorizam a província de Cabo Delgado, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.500 mortes segundo o projeto de registo de conflitos ACLED e 714.000 deslocados de acordo com o governo moçambicano.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.