O FC Porto venceu esta noite a União de Leiria, por 0-2, e deu mais um passo na sua caminhada triunfal rumo ao título de campeão nacional. Os dragões somaram hoje a 21ª vitória em 23 jogos no campeonato (apenas dois empates) e levam já 13 pontos de vantagem sobre o Benfica, faltando duas vitórias para a festa azul e branca.

Por sua vez, a União de Leiria mantém o registo negativo, contando já cinco derrotas consecutivas em casa. 

Num encontro pouco emotivo, disputado num ritmo baixo e sem grandes oportunidades de golo, o FC Porto só conseguiu construir o triunfo na segunda parte, face à resistência defensiva dos anfitriões no primeiro tempo.

Os leirienses, comandados por Pedro Caixinha, apostaram em conter as iniciativas ofensivas dos dragões, recorrendo de forma pragmática à defesa e fechando os espaços a Hulk, Falcao e companhia, espreitando apenas o contra-ataque. A formação de André Villas-Boas dominou claramente a primeira parte, mas também pouco conseguiu incomodar o guardião Gottardi.

No entanto, por duas vezes reclamou-se penálti a favor dos dragões, sempre por suposto derrube de Kaká a Belluschi, mas o árbitro Cosme Machado assim não entendeu.

Foi assim preciso esperar pela segunda parte para o FC Porto chegar à vitória. Guarín, o herói improvável de Moscovo, devido ao golo ao CSKA na última quinta-feira para a Liga Europa, voltou a brilhar com um remate de fora da área muito colocado, a 98 kms/h, que apanhou desprevenido o guardião Gottardi, assinando o 0-1 aos 59'.

Numa hegemonia praticamente absoluta dos forasteiros, Falcao podia ter aumentado para 2-0 aos 74', depois de um passe soberbo de Belluschi, mas Gottardi conseguiu adiar até ao minuto 90, quando acabou por cometer penálti sobre Hulk. Na conversão do castigo máximo, o 'Incrível' não perdoou e fez o seu 20º golo no campeonato, encerrando uma série de oito jogos sem golos. 

O FC Porto eleva assim a sua vantagem para 13 pontos e poderá vir a celebrar o título no estádio da Luz, diante do rival Benfica. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.