O site transfermarkt atualizou esta terça-feira os valores de mercado referentes aos jogadores da I Liga Portuguesa.

No que toca ao ranking de jogadores mais valiosos, há a destacar o melhor marcador da I Liga, Viktor Gyokeres. O avançado sueco do Sporting está agora avaliado em 70 milhões de euros. Assim, iguala João Félix como o jogador mais valioso de sempre da I Liga Portuguesa. Félix tinha atingido esse valor no verão de 2019, antes de se transferir do Benfica para o Atlético de Madrid.

A seguir a Gyokeres, na lista de jogadores mais valiosos a atuarem em Portugal, mas com uma cotação bem distante, está António Silva, defesa central do Benfica, que vale agora 40 milhões de euros (menos 5 milhões do que na anterior atualização). O pódio é e fechado por outro jogador do Benfica: o médio turco Kokçu é, segundo a avaliação do Transfermarkt, o terceiro jogador mais valioso da I Liga (28 milhões de euros, mais 1 milhão do que na antetior atualização).

O primeiro jogador do FC Porto surge no quarto posto: Galeno, avaliado em 27 milhões. Seguem-se dois jogadores do Sporting (Trincão e Debast), com o outro internacional do turco do Benfica, Akturkoglu, no 7.º lugar da lista (18 milhões). O inglês Marcus Edwards é 8.º, com Zalazar, o primeiro jogador fora dos três grandes, a surgir em 9.º, com uma avaliação de 16 milhões de euros, idêntica à de Conrad Harder, o 5.º jogador do Sporting a figurar no Top 10.

Olhando um pouco mais para baixo, destaque para Tomás Handel, do Vitória de Guimarães, avaliado em 10 milhões de euros, sendo assim para o Transfermark o 18.º jogador mais valioso do campeonato e o primeiro a não pertencer a Sporting, Benfica, FC Porto ou SC Braga.

Antes de Handel surgem Tomás Araújo, do Benfica (11.º), Quenda (12.º), Geny Catamo (13.º) e Eduardo Quaresma (14.ª), Maxi Araújo (15.º) e Daniel Bragança (16.º) todos do Sporting, e Otávio, central do FC Porto (17.º, avaliado pelo Transfermarkt em 12 milhões de euros.

Sete jogadores do Sporting entre os dez que mais valorizaram

Entre os dez jogadores que mais valorizaram há nada mais, nada menos do que sete do campeão e líder isolado da classificação da I Liga 24/25, o Sporting. Há ainda espaço para um jogador do Benfica e para outro do SC Braga.

O jovem Giovane Quenda foi aquele que mais valorizou (15 millhões de euros), seguido de Conrad Harder (14 milhões). A fechar o pódio dos futebolistas a atuar em Portugal que mais valorizaram desde a anterior atualização surge o único jogador do Benfica no top 10: Tomás Araújo, que valorizou 8 milhões de euros.

O primeiro jogador do FC Porto que mais valorizou aparece no quarto lugar: o jovem Rodrigo Mora, com uma valorização de 7 milhões de euros. Eduardo Quaresma (valorização de 6 milhões de euros), do Sporting, fecha o Top 5, com o colega Gyokeres a surgir em 6.º (valorização de 5 milhões de euros). Nos 7.º, 8.º e 9.º postos mais três leões: Catamo (4,5 milhões de euros) e os reforços Maxi Araújo e Debast (valorização de 4 milhões de euros). O 10.º lugar é de Zalazar, do SC Braga, que também valorizou 4 milhões de euros.