Há 10 anos que o Benfica não era derrotado no primeiro jogo da Primeira Liga. Os encarnados foram batidos na segunda-feira no Bessa por 3-2, diante do Boavista. O FC Porto (quatro vezes) e o Boavista (três vezes) são as equipas que mais vezes venceram as águias na 1.ª ronda do campeonato. O emblema encarnado não perdia há nove jogos.

Esta foi também a oitava vez que os encarnados foram derrotados na 1.ª ronda, a defender o título. Nas sete ocasiões anteriores, o Benfica só foi campeão em 1976/77, na primeira época de John Mortimore na Luz, de acordo com dados do playmakerstats.

Outro dado curioso: quatro das cinco derrotas do Benfica de Roger Schmidt aconteceram num espaço de dois meses de competição, de acordo com dados do playmakerstats. Na época passada o Benfica teve de esperar 29 rondas até sofrer a primeira derrota na prova.

De referir ainda que esta foi a primeira vitória de Petit diante do Benfica ao cabo de 18 jogos, nos últimos nove anos (uma vitória, dois empates e 15 derrotas).

O Benfica perdeu na segunda-feira em casa do Boavista, por 3-2, no jogo que marcou a estreia dos campeões nacionais na edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol, decidido com um golo aos 90+13 minutos.

Os 'encarnados', que jogaram em inferioridade desde os 50 minutos, por expulsão de Musa, marcaram por Di María (22) e Rafa (75), mas o Boavista chegou ao triunfo por Bozeník (55 e 90+13) e Bruno Lourenço (90, de penálti), que foi expulso aos 90+11.

No derradeiro encontro, Boavista foi a nona equipa a vencer numa primeira jornada sem qualquer empate.