Benfica e FC Porto voltam a medir forças esta quinta-feira para um dos grandes clássicos do futebol português.

Em jogo poderá estar a atribuição do segundo lugar da classificação. Com quatro pontos a separar as duas equipas, em caso de triunfo, os encarnados aproximam-se do rival. Caso, o FC Porto vença, o segundo lugar fica praticamente no bolso da equipa orientada por Sérgio Conceição.

Dificuldades em vencer o rival em casa

Nos últimos anos, o Benfica tem tido sérias dificuldades para bater o rival FC Porto em sua casa. Fazendo um balanço das últimas 10 temporadas, as águias somaram apenas dois triunfos. Na época passada, os dragões impuseram-se por 2-0 na Luz, com golos de Zé Luís e Moussa Marega.

Resultados verdadeiramente positivos para os lados da Luz, o que no caso do Benfica só poderia significar vitórias, só em 18/19 e em 2013/2014, com dois triunfos. Curiosamente, nessas épocas o Benfica sagrou-se campeão nacional.

Em 2018/19, com Rui Vitória no comando técnico, o Benfica impôs-se por 1-0 com um golo apontado por Haris Seferovic, na 7.ª jornada da prova, encontro realizado no dia 07 de outubro de 2018.

Em 2013/14, o Benfica conseguiu impor-se no estádio da Luz com um golo de Rodrigo Moreno e outro de Ezequiel Garay, na 15.ª ronda da I Liga.

Empates foram três: Em 16/17 (1-1), na 27.ª jornada da Primeira Liga, quando o Benfica era treinado por Rui Vitória e Nuno Espírito Santo comandava o FC Porto.

Em 2014/15 (0-0), na 30.ª ronda da prova, com Jorge Jesus ao comando, o Benfica empatou 0-0 com o FC Porto de Julen Lopetegui.

Em em 2012/13 também se verificou um empate no clássico na Luz (2-2) entre o Benfica de Jorge Jesus e o FC Porto de Vítor Pereira, na 14.ª ronda da I Liga.

Em termos históricos, o Benfica conta com 43 vitórias para o campeonato, contra 26 empates e 17 derrotas, 167 golos marcados e 87 sofridos, num total de 86 jogos. Os encarnados já tiveram uma série de 11 jogos sem perder na Luz frente ao FC Porto, entre 1963 e 1973.

Na melhor série do Benfica, entre 1941 e 1947, os encarnados somaram de oito vitórias consecutivas frente ao FC Porto.

Nos últimos 20 jogos na Luz para a I Liga, o Benfica venceu apenas cinco jogos frente ao FC Porto. Nesse espaço de tempo, os encarnados perderam oito e empataram sete das 20 receções ao rival do Norte.

Veremos o que vai acontecer esta quinta-feira. O FC Porto pode somar a segunda vitória consecutiva na Luz e o Benfica pretende regressar aos triunfos depois da vitória em 2018.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.