O estatuto de que não beneficiavam há quase duas décadas permitiu aos ‘leões’, liderados por Rúben Amorim, disputarem o primeiro troféu de 2021/22, acabando por vencer o Sporting de Braga por 2-1 e erguer a nona Supertaça Cândido de Oliveira.

Em vésperas de se estrear no campeonato, diante do recém-promovido Vizela, o Sporting culminou, então, uma pré-temporada quase 100% vitoriosa, não tivesse sido o empate 2-2 que registou com o Portimonense, no quinto de oito jogos de preparação que realizou, antes do primeiro embate oficial.

Os campeões nacionais começaram por vencer a equipa B por expressivos 8-3, antes de baterem Casa Pia (2-1), Estoril-Praia (3-1) e Belenenses SAD (1-0). Após a igualdade em Portimão, os ‘verdes e brancos’ somaram mais quatro vitórias, com Belenenses SAD (2-1), Angers (2-0), equipa de sub-23 do Portimonense (7-1) e, por último, diante do Lyon (3-2), no ‘Troféu Cinco Violinos’, em Alvalade.

Registo idêntico teve o FC Porto, que cedeu apenas um empate em oito jogos realizados na pré-época, já na fase final da preparação, com a Roma (1-1), treinada por José Mourinho.

Até então, o conjunto comandado por Sérgio Conceição superou Vitória de Guimarães B (2-0), operou reviravoltas sobre Académica (3-1) e Académico de Viseu (3-2), goleou o Anadia (6-0), e venceu Moreirense (4-2) Lille (2-0) e Louletano (6-1).

Antes da primeira partida oficial, com o Belenenses SAD, para o campeonato, no domingo, os ‘dragões’ apresentaram o plantel para a nova temporada, ainda sem adeptos nas bancadas, batendo o Lyon por 5-3.

Já o Benfica, de Jorge Jesus, com a ‘mira’ apontada à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, também disputou oito encontros no arranque de época, mas com um registo diferente dos rivais, começando logo com um desaire pela margem mínima frente à equipa B (1-0), no Seixal.

Seguiram-se triunfos sobre dois emblemas da II Liga, Sporting da Covilhã (2-0) e Farense (3-2), um ‘nulo’ com o Belenenses SAD (0-0) e outras três vitórias, com Casa Pia (2-1), Almería (2-1) e Lille (1-0), antes de encerrar a pré-época no Estádio da Luz, com uma igualdade 1-1 diante do Marselha.

Mesmo sem qualquer desaire, o Sporting de Braga arrancou a preparação com três vitórias, perante Vizela (4-3), Trofense (1-0) e Moreirense (4-0), só que, logo de seguida, cedeu quatro empates de ‘rajada’, com Estrela da Amadora (0-0), Farense (0-0), Portimonense (1-1) e Marselha (1-1).

No fecho da pré-temporada e na antecâmara da Supertaça, a equipa de Carlos Carvalhal bateu o Paços de Ferreira por 2-1.

A edição 2021/22 da I Liga inicia-se na sexta-feira, com a receção do Sporting ao Vizela, no Estádio José Alvalade, a partir das 20:15.