Numa ronda marcada pelo dérbi lisboeta de domingo, entre Sporting e Benfica, o Gil Vicente poderá dar um passo firme para consolidar o quinto posto, mas para isso precisa de quebrar o ciclo de duas derrotas seguidas, e três jogos sem vencer, na visita a Famalicão, 14.º e ainda em luta pela manutenção.

Com sete pontos de atraso para os gilistas, o Vitória de Guimarães deve preocupar-se também com a proximidade do Paços de Ferreira, sétimo colocado, a apenas três pontos, até porque a sexta posição poderá proporcionar o acesso às provas continentais, caso Sporting ou FC Porto conquistem a Taça de Portugal.

A equipa vimaranense tentará regressar aos triunfos no seu estádio, após duas derrotas consecutivas – com a atenuante de terem ocorrido frente a Sporting e FC Porto -, numa jornada que arranca com a receção do ‘aflito’ Arouca (15.º posicionado) ao Santa Clara (oitavo).

No sábado, o FC Porto procura bater em casa o Portimonense (12.º) e aumentar, provisoriamente, de seis para nove pontos a vantagem sobre o campeão Sporting, segundo colocado, que, no dia seguinte, recebe o Benfica, terceiro, a nove pontos dos ‘leões’.

Programa da 30.ª jornada:

- Sexta-feira, 15 abr:

Arouca – Santa Clara, 15:30.

Famalicão – Gil Vicente, 18:00.

Vitória de Guimarães – Paços de Ferreira, 20:30.

- Sábado, 16 abr:

Moreirense – Tondela, 15:30.

Belenenses SAD – Vizela, 18:00.

Marítimo – Boavista, 18:00.

FC Porto – Portimonense, 20:30.

- Domingo, 17 abr:

Sporting – Benfica, 20:30.

- Segunda-feira, 18 abr:

Estoril Praia – Sporting de Braga, 20:30.