O Estudo do Observatório do Futebol publicou, esta segunda-feira, um estudo que revela os campeonatos da Europa com mais tempo de paragem de jogo, devido a faltas, e a I Liga destaca-se no primeiro lugar.

Foram analisados 33 provas domésticas de futebol do velho continente até finais de fevereiro, e nenhuma tinha mais tempo de paragem do que a portuguesa.

Até essa data - em Portugal já se disputaram a jornada 24 e 25 no mês de março - a I Liga tinha uma média de tempo de paragem de 16 minutos e seis segundos por jogo, bem acima da média europeia, que é de 13 minutos e quatro segundos.

A Premier League (Inglaterra) e a Ligue 1 (França) perdem mais tempo por falta, mas como são assinaladas menos infrações por jogo a média de paragem é de 11,28 minutos e 12,08 respetivamente.

A nível mundial, Portugal é superado apenas pelo México e pela Colômbia, com 16:27 e 16:07 minutos perdidos, respetivamente.

Quanto ao número de faltas, a média da I Liga é de 30,1, também acima da média europeia (25,7 faltas por jogo). Aqui, a liga sérvia é a mais faltosa (30,7), em contraste com os Países Baixos (20,3).

Já os segundos perdidos por cada infração no campeonato português são, em média, 32,1 (também acima da média europeia de 30,8).