O selecionador nacional de sub-20, Ilídio Vale, defende mudanças profundas nos quadros competitivos para a inserção dos jovens futebolistas portugueses, sustentando que a criação das equipas "B" é já um pequeno passo para a evolução.

Em entrevista à Agência Lusa, Ilídio Vale afirma que é «necessário ter uma visão global» e que chegou a altura de «passar das palavras aos atos».

«As equipas B poderão ser um passo. Honestamente, não me agrada vê-las como uma forma isolada. É um passo que tem de ser dado e interpreto isso como um sinal. É necessário ter uma visão mais alargada sobre aquilo que se tem de fazer. Claramente tem de se ajustar todos os quadros competitivos que existem, desde os sub-8 até ao futebol profissional», disse Ilídio Vale.

Para o treinador, este é o caminho para que o jovem jogador quando chegar a sénior esteja preparado para jogar ao mais alto nível, porque neste momento «não têm o mesmo nível de preparação e de maturidade competitiva que seria desejável».

«É necessário passar dos projetos à prática. O diagnóstico está feito há muito tempo, por isso há que encontrar solução para resolver esse problema. Um deles é interferir nos quadros competitivos, que são uma ferramenta de trabalho importante para os treinadores e jogadores. Penso que a Federação e a associações distritais estão abertas a isso. É necessário que haja um compromisso entre todos os agentes que interferem: federação, liga, associações, clubes, empresários e a imprensa», apelou.