A imprensa venezuelana destaca hoje o falecimento do "legendário" futebolista português Eusébio da Silva Ferreira, aos 71 anos, sublinhando que se trata do "maior símbolo" do futebol luso.
"Morreu lendário futebolista Eusébio, o maior símbolo do futebol português", diz o diário El Universal, precisando que o falecimento deveu-se "a uma paragem cardiorespiratória" e que o "'pantera negra' jogou 15 anos e se converteu numa lenda durante a década de 1960".
Por outro lado, o Diário de Caracas explica que "Eusébio era considerado o maior símbolo do futebol português e um dos melhores 'dianteiros' da história deste desporto".
Além disso, destaca que "foi galardoado em sete ocasiões com o troféu de máximo goleador da liga (1963/64, 64/65, 65/66, 66/67, 67/68, 69/70 e 72/73), duas vezes como máximo goleador continental (1967/68 e 72/73), e se alçou numa ocasião (1965) com o Balão de Ouro como melhor futebolista da Europa".
"Além disso, Eusébio conseguiu 11 títulos de liga com o Benfica (com 316 golos em 294 jogos), com o qual foi campeão da Europa em 1962", afirma o jornal.
"Morreu o futebolista Eusébio 'a Pantera Negra'", diz o diário Últimas Notícias, que explica que o jogador se queixava desde 2012 de problemas cardiorrespiratórios e que será recordado "pelo seu estilo felino, de jogo explosivo e rápido".
O jornal El Nacional fala do "adeus ao 'pantera negra' de Portugal" e descreve o "futebolista português, que morreu aos 71 anos, como um dos melhores de todos os tempos" e o diário 2001 refere que "o governo português decretou três dia de luto nacional" pela morte "da lenda do futebol nacional".
O diário desportivo Meridiano destaca o falecimento com o título "Eusébio, o grande goleador do Benfica e de Portugal" e o Líder Em Desportos indica que "centenas de aficionados fazem fila para visitar a câmara ardente do futebolista Eusébio no Estádio da Luz e prestar homenagem ao que foi jogador do Benfica e um ídolo da seleção portuguesa".
Segundo a Agência Venezuelana de Notícias, a "morte do ex-futebolista Eusébio da Silva comociona Portugal" e o canal privado de notícias da Venezuela, Globovisión, avança que "o português Eusébio, um dos melhores futebolistas da história, morreu este domingo em Lisboa".