As saídas, esta terça-feira oficializadas, de José Mota do comando técnico do Farense e de Filipe Martins do cargo de treinador principal do Estrela da Amadora elevaram para cinco as trocas de treinadores na I Liga 24/25 ao fim de apenas seis jornadas

No Farense, um desaire caseiro com o Arouca (1-0) acabou por confirmar o ‘adeus’ do técnico de 60 anos, num arranque de campeonato bem complicado para os algarvios, que ainda não têm qualquer ponto somado e registam apenas dois golos marcados e 13 sofridos, incluindo um pesado 5-0 sofrido em Faro perante o Sporting.

Mota, vencedor de uma Taça de Portugal em 2017/18 com o Desportivo das Aves, chegou ao Farense a meio de 2022/23, manteve-se durante toda a época de 2023/24, mas acabou por não resistir aos maus resultado no começo da nova temporada.

Quanto a Filipe Martins, de 46 anos, na sua primeira temporada na Reboleira, até começou bem no Estrela da Amadora, com um empate no Minho com o Sporting de Braga (1-1), mas acabou por não somar qualquer triunfo, somando apenas mais um ponto depois desse embate, registo que deixa o Estrela no 17.º e penúltimo lugar do campeonato, com dois pontos.

Assim, estas foram as quarta e quinta ‘chicotadas psicológicas’ da época - se contabilizarmos a saída de Tozé Marreco do Gil Vicente na antevéspera da estreia no campeonato.

Para além das  saídas em Barcelos, Faro e Amadora, Daniel Sousa saiu do SC Braga logo na primeira jornada e o alemão Roger Schmidt deixou o Benfica no final da quarta ronda.

Carlos Carvalhal rendeu Daniel Sousa nos bracarenses, enquanto Bruno Lage, antigo campeão pelos ‘encarnados’, regressou à Luz.

O empate caseiro (1-1) com o Estrela da Amadora na estreia levou logo, de forma surpreendente, à queda de Daniel Sousa no Braga, com o presidente António Salvador, poucos dias depois, a chamar Carvalhal, que já tinha passado pelo clube.

Já Roger Schmidt, que acabou a última época muito contestado no Benfica, começou a I Liga com uma derrota por 2-0 no terreno do Famalicão, mas ainda teve uma ‘almofada’ quando venceu Casa Pia (3-0) e Estrela da Amadora (1-0) na Luz. Contudo, o empate no campo do Moreirense (1-1), com o golo dos ‘encarnados’ a chegar já nos descontos, resultou no fim do ciclo do germânico no emblema lisboeta.

- Mudanças de treinador na edição 2024/25 da I Liga portuguesa de futebol:

Gil Vicente: saiu Tozé Marreco antes da Jornada 1 (Carlos Cunha orientou a equipa a título interno após a saída de Tozé Marreco), entrou Bruno Pinheiro após a Jornada 2

Sporting de Braga: saiu  Daniel Sousa, entrou Carlos Carvalhal após a Jornada 1

Benfica: saiu Roger Schmidt entrou Bruno Lage após a Jornada 4

Estrela Amadora: saiu Filipe Martins após a Jornada 6

Farense: saiu José Mota após a Jornada 6