O FC Porto venceu, este sábado, o Moreirense por 1-0, em jogo da 11.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio do Dragão, com golo de Jackson Martínez (70’). Dragões seguram o primeiro lugar na tabela classificativa com 29 pontos.
Depois de duas derrotas consecutivas, na Taça de Portugal frente ao SC Braga e em Paris para a Liga dos Campeões, o FC Porto regressou ao campeonato nacional com a missão de não perder de vista o primeiro lugar da tabela.
Com Fernando lesionado, Vítor Pereira apostou em Defour para o meio-campo, fazendo companhia a Lucho e Moutinho. Na defesa, Mangala e Otamendi ficaram no eixo enquanto a dupla brasileira Alex Sandro e Danilo ocupou as laterais. O ataque foi constituído por James, Varela e Jackson.
Antes do encontro, Jackson Martínez recebeu das mãos de Deco e João Pinto, antigos jogadores do FC Porto, o prémio de melhor jogador de outubro/novembro, atribuído em conjunto pela Liga e pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.
A primeira parte, no novo relvado do Estádio do Dragão, trouxe um FC Porto pressionante mas algo enfadonho perante um Moreirense de fraco nível, com falta de ideias no futebol da equipa orientada por Jorge Casquilha. Contra uma equipa claramente inferior, o FC Porto só fez o que lhe competia. Mesmo assim, os jogadores azuis e brancos foram embalados no ritmo monocórdico da formação de Moreira de Cónegos e as soluções não apareciam.
Ao intervalo, Vítor Pereira mexeu na equipa, fazendo entrar Kelvin para o lugar de Lucho e, aos 57 minutos, foi a vez de Varela sair para o lugar de Kléber.
O segundo tempo foi um reflexo do primeiro, mas, na etapa complementar, o guarda-redes do Moreirense teve um papel mais preponderante com grandes defesas.
Vítor Pereira teve de esperar 70 minutos para ver as redes da baliza do Moreirense balançarem com o golo de cabeça de Jackson “cha cha cha” Martínez, sossegando os corações dos 25 mil adeptos presentes no Estádio do Dragão.
Com este triunfo, o FC Porto mantém a primeira posição, agora com 29 pontos, mais três que o rival Benfica, que joga apenas na segunda-feira o dérbi da capital com o Sporting.