Declarações de Jorge Jesus, treinador do Benfica, à BTV, após a vitória do Benfica frente ao Tondela em casa.

Dificuldades na primeira parte: "Foi uma boa vitória, difícil, não há vitórias fáceis. O jogo não saiu tão bem na primeira parte como pensávamos, mas temos de acreditar, continuar, e foi o que fizemos na segunda parte e fomos vencedores justos. O Tondela fez um remate e um golo. Futebol é única modalidade coletiva em que não precisas de ser melhor do que o adversário para ganhares. Basta como aconteceu hoje, o Tondela poder defender resultado de 1-0 no único remate que fez. Futebol é fácil, jogar é muito difícil e treinar ainda mais."

Entradas de Weigl, Rafa e Grimaldo ao intervalo: " Os jogadores que entraram também foram determinantes, deram mais qualidade e velocidade à equipa. Dos três, dois fizeram golo, A equipa do Benfica está muito confiante. Notando-se aqui e ali, por exemplo o Grimaldo, que jogou 90 e tal minutos na Holanda e [hoje] no fim notou-se alguma dificuldade, o próprio João Mário, mas a entrada de mais jogadores [que não jogaram em Eindhoven] de início era para que a equipa ficasse mais levezinha. Não ficou tão coesa, tão forte coletivamente ofensivamente na primeira parte, tivemos alguns jogadores com pouca velocidade com e sem bola. É preciso dar velocidade. Sabia que entrada destes três jogadores... O Julian [Weigl] ia por a equipa a jogar mais, Rafa ia dar velocidade e o Gil, que é um patinho feio para os adeptos, mas quando tem bola tem um critério muito forte e ainda bem para todos."

Importância dos adeptos: "Tiveram todo o jogo a empurrar o Benfica para o golo. O jogador sente-se importante, não tem medo de falhar e arriscar, foi fundamental para que a equipa joga-se no meio-campo do Tondela".

Espírito de Eindhoven: "Foi muito vitória que era muito importante para o Benfica, não só desportiva como financeiramente. Os jogadores sentem que têm qualidade para estar na Champions. Jogámos com uma equipa que era muito forte, vamos ver onde vão chegar na Liga Europa. Um teve de correr por dois e isso instalou na equipa um espírito muito forte. Eles percebem e sentem que são todos importantes. Hoje foram mais seis ou sete que jogaram e isso tem sido importante nestas vitórias."

Liderança isolada da I Liga: "É sempre importante ganhar. Estás num clube em que a pressão e os objetivos são para ganhar. Neste momento, a equipa tem feito o pleno, tem ganho todos os jogos do campeonato português, só não ganhou nas eliminatórias da Champions e isso dá-nos confiança para a pausa do campeonato. Penso que são 13 ou 14 que vão para as seleções e dá tempo para trabalhar com os outros que ficam cá".

Declarações de Gilberto, jogador do Benfica, à BTV, após a vitória do Benfica por 2-1 sobre o Tondela.

Prémio de Homem do Jogo: "Este prémio tem um significado muito importante para mim. Trabalhei muito desde a pré-época para ter estes resultados que estou a conseguir. Nada mais que muito trabalho e muito foco para conseguir este prémio individual."

Golo marcado: "Temos um grupo muito unido e isso foi muito importante, pois mostrámos isso desde o início. Todos ficam felizes quando alguém marca um golo. Hoje foi a minha vez e quase sufoquei nos festejos, até pedi para saírem de cima... Foi uma explosão de felicidade, muito importante para a nossa temporada."

Segunda parte do Benfica: "O jogo foi bem difícil. Tive a oportunidade de entrar na segunda parte, contra uma equipa muito fechada. Estava difícil de entrar, mas mas conseguimos desbloquear tudo no segundo tempo, com muita luta e o mesmo espírito de Eindhoven. Também foi muito importante o apoio dos adeptos, para conseguirmos essa virada e essa vitória.

O Benfica isolou-se, este domingo, na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-1 na receção ao Tondela, em jogo da quarta jornada, somando mais dois pontos do que Sporting, FC Porto e Estoril Praia.

Os ‘encarnados’ chegaram à vantagem aos 88 minutos, pelo brasileiro Gilberto, depois de Rafa ter empatado o encontro, aos 71, e de Salvador Agra ter dado vantagem aos tondelenses, ainda na primeira parte, aos 22.

Com o quarto triunfo seguido na prova, o Benfica soma 12 pontos, mais dois do que Sporting, FC Porto e Estoril Praia, na jornada anterior ao embate entre ‘leões’ e ‘dragões’, enquanto o Tondela permanece no 12.º lugar, com os mesmos três pontos de Paços de Ferreira e Arouca.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.