João Moutinho, numa longa entrevista dada à 'Sport TV', abordou diversos assuntos, entre eles, o momento do SC Braga, numa conversa gravada ainda antes da derrota pesada frente ao Qarabag, na 1.ª mão do playoff de acesso à Liga Europa.

"Saímos de uma competição em que não queríamos, que foi a Taça de Portugal. Queríamos continuar e conquistá-la, mas não conseguimos. Ganhamos a Taça da Liga e no campeonato estamos a fazer o nosso trajeto, que poderia ser melhor como poderia ser pior, mas temos dado o máximo em todos os momentos. Por vezes não conseguimos o resultado que procuramos, mas vamos continuar a lutar até ao final, porque é uma prova de regularidade e temos de continuar a lutar para atingir os objetivos a que o Sp. Braga se propõe", começou por dizer.

Atualmente no quarto lugar, o SC Braga é um dos candidatos ao título posição que Moutinho garante que o clube minhoto "deve assumir essa intenção se tiver capacidade para o fazer". "Eu penso que o SC Braga tem capacidade para isso, mas temos de demonstrar dentro de campo. É fácil de se falar, mas é dentro de campo que temos de demonstrar que o queremos realmente. Queremos estar lá em cima e lutar por lugares cimeiros. Sabemos que temos adversários com excelentes jogadores e que também contratam para atingir esses lugares cimeiros".

A nível de comparação com os três grandes, o médio dos bracarenses afirma que o que falta à equipa é "regularidade". "Temos de mostrar a mesma consistência nos confrontos diretos. Se ganharmos quer dizer que a diferença diminui, o que é sempre importante, mas também se não ganharmos os outros jogos nunca vamos chegar aos lugares cimeiros. Temos de ter uma consistência tremenda no campeonato e um plantel com opções para responder às lesões e fadiga, para gerir o número de jogos. Temos de ter um plantel onde possamos trocar jogadores e manter a mesma regularidade", continuou.

"O que já foi conquistado nunca pode chegar. Estamos em 4.º lugar, queremos manter no mínimo esse posto e se pudermos chegar mais acima, melhor. Temos que olhar para cima, mas primeiro segurar aquilo que temos. No final vemos onde ficamos e quanto mais acima melhor. Temos de ir jogo a jogo", prosseguiu.

Ao falar da atualidade, João Moutinho não tem dúvidas sobre quem é o melhor português no ativo, no presente momento, o antigo colega de equipa no Mónaco e, na seleção nacional, Bernardo Silva.

"O Bernardo Silva para mim é o melhor jogador português da atualidade e já há algum tempo. Tem feito um trabalho extraordinário e por vezes pouco reconhecido a nível internacional, mas acho que isso não o incomoda em nada. Isso é mais uma coisa que gosto dele, a sua maneira de ser e estar no futebol e na vida, que é parecido com a minha", garantiu.

"Cada vez mais as redes sociais vêm dar valor a um a jogador, infelizmente, porque penso que devia ser pelo que se faz dentro de campo. Aquilo que ele faz dentro de campo, superioriza-o a muitos que por vezes são votados acima dele, porque têm mais gente à volta deles para ter uma montra maior. Acho que deveria ser mais valorizado em todos os aspetos", concluiu.