O novo treinador do Sporting, João Pereira, vai herdar de Ruben Amorim uma equipa que lidera isolada a I Liga de futebol, mas que também integra seis jogadores que foram seus colegas na época de despedida dos relvados.

Além de se terem cruzado nas camadas jovens do Benfica, nos primórdios das respetivas carreiras, entre benjamins e iniciados, João Pereira e Ruben Amorim partilharam o balneário da seleção nacional, mas só voltariam a encontrar-se num clube precisamente no rival das ‘águias’, o Sporting, em 2020/21.

Amorim tinha ‘pendurado as botas’ quatro anos antes e era já o treinador ‘leonino’, enquanto João Pereira, apesar de quase um ano mais velho que o ex-médio, preparava-se para seguir os mesmos passos, não sem antes sagrar-se campeão pelos ‘verdes e brancos’: a meio da caminhada para o título dessa temporada, em plena pandemia de covid-19, o treinador recrutou o então lateral direito ao Trabzonspor, da Turquia, para ter uma alternativa ao espanhol Pedro Porro.

Desse plantel que foi campeão nacional, resistem seis jogadores, que serão agora treinados por um antigo companheiro de equipa: Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Daniel Bragança, Nuno Santos e Pedro Gonçalves.

De resto, nas quatro partidas oficiais em que João Pereira participou nessa época, as derradeiras desse campeonato, com Rio Ave, Boavista, Benfica e Marítimo, apenas não partilhou o campo com Quaresma, que foi suplente não utilizado em duas delas e nas outras duas ficou fora das opções.

Dividiu o relvado com Pedro Gonçalves e Daniel Bragança nos quatro jogos, e com Inácio, Nuno Santos e Matheus Reis em três deles.

Desse plantel fazia também parte Luís Neto, que encerrou a carreira no final da temporada passada e que, agora, irá integrar a equipa técnica liderada por João Pereira, hoje oficializado como o novo treinador dos ‘leões’, com um contrato até 2027.