O empresário João Pinheiro emitiu esta terça-feira um comunicado a desmentir qualquer participação na transferência do jogador japonês Tanaka para o Sporting em junho de 2014.

Ao contrário do que foi veiculado hoje pelo jornal Correio da Manhã, João Pinheiro garante que não intermediou a transferência de Tanaka para o Sporting apesar de admitir que chegou a ter uma procuração para o fazer.

"Muito prezo, e respeito, o sigilo e a discrição, que são essenciais à actividade de Intermediário. Todavia, e face as reportagens ontem emitidas (totalmente falsas no que à minha parte diz respeito), abro aqui uma pequena e única exceção, para esclarecimentos: Não tive, nem tenho, qualquer relação com o 'negócio Tanaka'", pode ler-se no comunicado de João Pinheiro.

"O Sporting SAD, através de uma procuração, conferiu-me poderes para intermediar a possível aquisição do jogador Tanaka, a qual acabou por não ser por mim concretizada e que, por isso, nada recebi. Neste meio, uma procuração é um documento corrente, emitido por clubes a agentes, com intuito de trazer o melhor negócio possível para os mesmos. Desminto, categoricamente, que tenha qualquer tipo de sociedade ou parceria (regular ou irregular) com qualquer antigo ou actual director ou administradores da SCP SAD. Poderá, e deverá, a Sporting SAD informar publicamente a que agentes ou intermediários pagaram pela concretização do negócio Tanaka, bem como os montantes envolvidos. A bem da verdade", sentenciou João Pinheiro sobre o seu alegado envolvimento na transferência polémica de Tanaka para o Sporting.