A recente aposta nos valores jovens da formação das ‘águias’ já rendeu 125,75 milhões de euros em apenas dois anos ao Benfica. No total, foram seis os jogadores que rumaram ao estrangeiro.

O caminho começou a ser aberto com Bernardo Silva. O jovem lisboeta, de apenas 22 anos, trocou os ‘encarnados’ pelo Mónaco, em janeiro de 2015, por 15,75 milhões de euros.

Mais tarde, durante esse mesmo ano, foram três os jovens benfiquistas que abraçaram um novo desafio. João Cancelo e André Gomes trocaram o Benfica pelo Valência, com cada um dos jogadores a ser transferido por uma verba de 15 milhões de euros. Já Ivan Cavaleiro juntou-se a Bernardo Silva no Mónaco, também por 15 milhões de euros.

No verão de 2016, após uma época de afirmação nas ´águias’, Renato Sanches garantiu a maior venda de um jogador da formação para os cofres ‘encarnados’. O médio português foi transferido para o Bayern de Munique por 35 milhões de euros.

Mais recentemente, ainda a carecer de confirmação, está a venda de Gonçalo Guedes. O avançado, de 20 anos, está a ser fortemente apontado ao Paris Saint-Germain, num negócio avaliado em 30 milhões de euros.

No entanto, é importante salientar que algumas destas transferências resultaram em poucas participações dos jogadores na equipa principal das ´águias’. Bernardo Silva, que está a ser apontado ao Manchester United, realizou apenas três jogos pelo plantel principal do Benfica antes de ser transferido. Já João Cancelo também participou em apenas duas partidas antes de rumar ao Valência.

Em sentido inverso, está o início da aposta na formação, com mais minutos para os jovens jogadores, como Ivan Cavaleiro, Renato Sanches, André Gomes e Gonçalo Guedes. O extremo que saiu para o Mónaco realizou 19 partidas e fez um golo antes de ser transferido para o campeonato francês. Renato Sanches, por sua vez, aproveitou as lesões no plantel, para se assumir no meio campo do Benfica, cumprindo 35 jogos e marcando dois golos. Já André Gomes, que atualmente joga no Barcelona, realizou 41 partidas e marcou quatro golos.

O jogador que mais jogos realizou antes de ser transferido acaba por ser Gonçalo Guedes. O avançado benfiquista cumpriu 68 jogos e marcou 11 golos antes de chegar a acordo com o tetracampeão francês.