O Benfica vai fechar a primeira volta do campeonato nacional no próximo sábado frente ao Boavista na condição de líder isolado e com a margem confortável de seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado FC Porto.

Separados por oito lugares e 21 pontos, Benfica e Boavista reeditam um dos 'clássicos' mais antigos do futebol português no último jogo da primeira volta do campeonato nacional.

O Boavista visita o Estádio da Luz com um saldo negativo a nível de golos uma vez que marcou 17 golos e sofreu um total de 18 golos até à 16ª jornada. A formação do Bessa chega ao Estádio da Luz na sequência de um ciclo de duas vitórias consecutivas e de três jogos sem perder, mas no reduto do tricampeão nacional os 'axadrezados' vão encontrar uma equipa confiante que ocupa o primeiro lugar do campeonato do campeonato e continua em todas as frentes: Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões.

Já o Benfica fecha as contas da primeira volta com a moral em alta uma vez que vem de dois triunfos consecutivos frente ao Vitória de Guimarães (um deles a contar para a Taça da Liga) no Estádio D. Afonso Henriques, e de uma série de quatro vitórias consecutivas para o campeonato depois de ter sofrido a primeira derrota na prova à 12ª jornada frente ao Marítimo.

Na baliza perspectiva-se o regresso de Ederson à titularidade no Benfica depois de Júlio César ter sido o guarda-redes escolhido por Rui Vitória para o jogo da Taça da Liga de terça-feira frente ao Vitória de Guimarães. Já em relação ao Boavista, Miguel Leal deve apostar em Aghayev a titular na baliza dos 'axadrezados', uma vez que o técnico boavisteiro ainda não pode contar com o brasileiro Vágner por continuar à espera do certificado internacional.

No sector defensivo, Benfica e Boavista não fazem alterações há cinco jogos com o conjunto da Luz a apresentar Nélson Semedo, Luisão, Victor Lindelof e André Almeida na defesa desde o jogo na Madeira frente ao Marítimo. Rui Vitória não conta com Grimaldo e com Eliseu e por isso não deverá apresentar qualquer alteração nesse capítulo.

O conjunto do Bessa também vem de cinco jogos com o mesmo quarteto defensivo constituído por Edu Machado, Lucas Tagliapietra, Philipe Sampaio e Talocha. Miguel Leal ainda não conta com o defesa central Henrique devido a lesão e na deslocação à Luz não deverá apresentar alterações.

No meio campo, Samaris deverá ocupar a vaga deixada por Fejsa e assumir a titularidade depois da lesão do médio sérvio em Guimarães na última jornada. Para fazer companhia ao internacional grego, Rui Vitória deverá apostar em Pizzi e reeditar a dupla que se apresentou no Dragão no clássico da 10ª jornada.

Em relação ao meio campo do Boavista, Miguel Leal deverá apostar em Carraça e Fábio Espinho e Idris Mandiang. O médio brasileiro Anderson Carvalho e Bernardo Tengarrinha também têm hipóteses de assumir a titularidade na Luz.

No ataque, Rui Vitória deverá apostar em Franco Cervi e Salvio nas alas e reeditar a dupla Jonas-Mitroglou que valeu os golos da vitória em Guimarães. Do lado do Boavista, Miguel Leal deverá apostar em André Schembri como a referência na área adversária com o auxílio de Iuri Medeiros e Renato Santos.

O Boavista procura voltar a vencer no Estádio da Luz 18 anos depois, sendo que a formação do Bessa ainda não somou qualquer ponto frente ao Benfica desde que regressou ao convívio com os grandes. Já o Benfica procura somar o quinto triunfo consecutivo depois da interrupção de uma série de 23 jogos sem perder para o campeonato nacional.