O avançado Jota Silva, dos ingleses do Nottingham Forest, agradeceu hoje ao Vitória de Guimarães por cumprir o “sonho de defender” a seleção portuguesa de futebol e também o apoio que recebeu em duas épocas no clube vimaranense.
Reforço da equipa da Liga inglesa, o atacante que hoje comemora o 25.º aniversário lembrou a sua estreia pela ‘equipa das quinas’, precisamente no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, frente à Suécia (triunfo luso por 5-2), em 21 de março, como jogador do emblema minhoto, e prometeu continuar “um vitoriano de corpo e alma”.
“Fizeram com que cumprisse um sonho de criança, que era o de defender o meu país. Foi na ‘nossa casa’ que eu consegui concretizar isso. Agradeço–vos do fundo do coração. A partir de hoje, estarei a ajudar o clube a partir de fora. Vou ser sempre um vitoriano de corpo e alma”, disse, através de um vídeo transmitido nos ‘placards’ do Estádio D. Afonso Henriques, no intervalo do jogo da Liga Conferência entre Vitória e Floriana (4–0 para os lusos).
Apesar de não ter podido assistir ao duelo entre portugueses e malteses, devido ao atraso do voo que provinha do aeroporto de Manchester, o atacante que somou ainda outra internacionalização, na derrota por 2–0 frente à Eslovénia, em 26 de março de 2024, assumiu ser “difícil a despedida” de um clube que passou a ver como “uma família.
“Quando cheguei, não conhecia bem o clube. (…) Hoje é difícil despedir-me de uma 'casa' que me habituei a que seja minha. Levo uma família. Agradeço a toda a gente que trabalha no clube. Foi incansável comigo nestes dois anos. Agradeço aos meus colegas, pelo que fizeram por mim. Agradeço [aos adeptos] por nunca deixarem que o apoio nos faltasse”, acrescentou.
Autor de quatro golos e quatro assistências em 40 partidas na época 2022/23, a primeira pelos vitorianos, de 15 golos e sete assistências em 42 desafios durante a temporada 2023/24 e do golo que derrotou o Floriana na primeira mão da segunda pré–eliminatória da Liga Conferência (1–0), Jota Silva assinou um contrato válido com os ingleses até 2028.
Natural de Melres, no concelho de Gondomar, o avançado que hoje comemora 25 anos representou ainda Sousense, emblema onde se formou, a par do Paços de Ferreira, e também Sporting de Espinho, Leixões e Casa Pia, clube em que contribuiu para a subida à I Liga em 2021/22.
Comentários