O presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, defendeu hoje que o protocolo com o Hospital Senhora da Oliveira, para prestação de cuidados aos futebolistas, mostra que os clubes podem encontrar "qualidade" no Serviço Nacional de Saúde.

O dirigente do clube da I Liga portuguesa de futebol selou hoje o acordo com o presidente do Conselho de Administração da unidade de saúde vimaranense, Delfim Rodrigues, no Estádio D. Afonso Henriques, e lembrou que o Vitória obteve sempre "uma resposta pronta de muita qualidade" por parte do hospital, que "normalmente não é esperada de um serviço público" e que se adequa às necessidades do clube.

"Os clubes acham que estão acima do normal e entendem que têm de ter o topo da qualidade e serviços privados. Nós achámos que essa qualidade existe no hospital de Guimarães. Já constatámos isso, porque conhecemos pessoalmente os técnicos e os médicos, e confiamos em absoluto na sua competência", reiterou.

O presidente vitoriano revelou ainda que o protocolo, que contempla, segundo o comunicado do Hospital Senhora da Oliveira, "exames de diagnóstico", "atos cirúrgicos" e "consultas de especialidade" aos jogadores, resultou de um ano de trabalho, que envolveu a resolução de "questões complexas" na "organização" da unidade de saúde.

Já o responsável pelo Hospital Senhora da Oliveira afirmou que o acordo vai ser uma "mais-valia" em termos de "dados" para "investigação", "publicação" e "partilha" e mostra "a vitalidade do Serviço Nacional de Saúde", tendo ainda dito que o Centro de Medicina Desportiva pode avançar dentro de "três, quatro anos".

Questionado sobre a possibilidade de o tratamento dos futebolistas interferir com os cuidados prestados ao cidadão comum, Delfim Rodrigues esclareceu que os jogadores vão ser tratados fora do "horário normal de trabalho", com a "livre adesão dos profissionais que assim entenderem".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.