Uma pálida exibição este domingo na Amoreira, na primeira parte, custou a primeira derrota ao Sporting na Liga de futebol, e a oportunidade de recuperar a liderança, à 21ª jornada, ao perder por 2-0 com o Estoril Praia.

A mesma eficácia que revelou na jornada anterior ao vencer em Alvalade o Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo perto do fim do central francês Jérémy Mathieu a culminar uma fraca exibição, faltou hoje frente ao Estoril.

A equipa ‘leonina’ entrou mal no jogo, sem intensidade, ao contrário do Estoril que fruto dessa entrada mais assertiva chegou justamente à vantagem, com dois golos no espaço de três minutos, aos 27 e 31, o primeiro por Charis Kyriakou e o segundo por Ewandro.

Se esses dois golos traduziam a superioridade do Estoril ao intervalo, a verdade é que o Sporting cresceu muito na segunda parte, pôs, finalmente, intensidade no seu jogo e foi mais agressivo quer na recuperação da bola quer nas ações ofensivas, pelo que começou a criar naturalmente lances de golo e problemas para a defesa ‘canarinha’.

Jorge Jesus lançou Montero, Rúben Ribeiro e Bryan Ruiz após o intervalo, em detrimento de Battaglia, Bruno César e Fábio Coentrão, o que aumentou o pendor ofensivo da equipa, mas faltou eficácia na hora de finalizar, sentindo-se então o ‘peso’ das ausências de Gelson Martins e Bas Dost.

Um golo teria feito reentrar o Sporting na discussão do resultado, mas essa falta de eficácia não o permitiu, pelo que o Estoril foi gerindo a vantagem e tentando explorar o contra-ataque, face ao espaço que se abria nas costas da defesa ‘leonina’.

Com a sua primeira derrota no campeonato, o Sporting cai para terceiro lugar da Liga, com os mesmos 50 pontos do segundo, que é o Benfica, e menos dois do que o líder FC Porto, que tem ainda meia parte de um jogo em atraso, justamente frente ao Estoril Praia.

Nos outros jogos este domingo realizados, o fator casa foi madrasto para Feirense e Tondela, que perderam os respetivos jogos frente a Desportivo de Chaves e Moreirense, pela mesmo resultado, 2-1.

A equipa transmontana somou a sexta vitória nos últimos 11 jogos e subiu ao sexto lugar, com 30 pontos, a confirmar o bom momento que atravessa

O encontro decidiu-se sobre o final, aos 89 minutos, altura em que o árbitro da partida, Rui Costa ‘validou’, com a ajuda do VAR, o golo apontado, aos 87, por Matheus Pereira, que tinha sido anulado em primeira instância por alegado fora de jogo do brasileiro.

Os golos do Moreirense foram apontados por Tozé, aos 10 e 73 minutos, tendo a equipa orientada por Pepa empatado aos 20, por Miguel Cardoso.

O Moreirense, que vinha de um empate com o FC Porto, passou a somar 19 pontos, mantendo a 15.ª posição, enquanto o Tondela (10.º classificado) contabilizou a terceira derrota consecutiva e pode ser ultrapassado por Portimonense e Belenenses.