O FC Porto mede forças com o Sporting este sábado, em jogo da 17.ª jornada da I Liga. Os 'dragões' vão tentar bater o recorde de vitórias seguidas em portugal (19) e também deixar os 'leões' mais longe da liderança.

A equipa de Sérgio Conceição terá de fazer o que apenas Jesualdo Ferreira conseguiu nas últimas dez temporadas: uma vitória do Dragão no 'covil' do 'leão' para a Liga.

A última vitória do FC Porto em Alvalade para a Liga remonta a 5 de outubro de 2008, quando Jesualdo Ferreira era técnico dos 'dragões'. Na equipa azul-e-branca, Nuno Espírito Santo era o guarda-redes, ele que agora treina o Wolverhampton, depois das passagens pelo Rio Ave e FC Porto. Do lado do Sporting, Abel, atual treinador do SC Braga, era o lateral direito.

Nesse jogo, o FC Porto alinhou com: Nuno Espírito Santo; Sapunaru, Bruno Alves, Ronaldo e Fucile; Fernando, Lucho Gonzalez e Raúl Meireles; Tomas Costa, Cristian Rodriguez e Lisandro Lopez. No banco estava o brasileiro Hulk, que foi lançado no segundo tempo, tal como Mariano Gonzalez e Guarin.

Já os 'leões', orientados por Paulo Bento, alinharam com: Rui Patrício; Grimi, Polga, Tonel e Abel; Rochenback, Miguel Veloso e João Moutinho; Yannick Djaló, Derley e Hélder Postiga. Jogaram ainda Romagnoli, Pereirinha e Liedson.

Num clássico muito sul-americano (dos 28 jogadores utilizados, 15 eram da América do Sul), todos os golos foram apontados na primeira parte.

Lisandro abriu a contagem aos 17 minutos, num lance em que Grimi perdeu a bola para Tomas Costa.

Aos 28 minutos, João Moutinho empatou de grande penalidade, depois de Lucílio Baptista ter considerado que o médio leonino tinha sido empurrado por Sapunaru na área.

Mas aos 31, um livre superiormente marcado por Bruno Alves selou o último triunfo do FC Porto em casa do Sporting, em jogos da I Liga.

A vitória permitiu ao FC Porto passar para a liderança, com 11 pontos, mais um que Nacional e Leixões e mais dois que Sporting e Benfica. Os 'dragões' foram campeões com mais quatro pontos que o Sporting.

Veja o resumo da partida

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.