O Marítimo impôs a primeira derrota do Benfica esta época para o campeonato com um vitória por 2-1 no jogo que abriu a 12.ª jornada da I Liga de futebol.

No renovado Estádio dos Barreiros, a formação madeirense assumiu as despesas de anfitrião e cedo demonstrou quem mandava 'em casa'. Aos 5' minutos, uma escorregadela de Luisão abriu a passadeira para que o arménio Ghazaryan abrisse o marcador com um remate desviado em Nelson Semedo. A perder no arranque do jogo, o Benfica sentiu muitas dificuldades para inverter o rumo dos acontecimentos, pertencendo mesmo ao Marítimo mais duas oportunidades flagrantes para aumentar a vantagem.

No entanto, Ederson surgiu em jogo e com várias intervenções amparou os restantes colegas para um esboço de reação que culminou com o golo de Nélson Semedo aos 27 minutos. O remate do lateral direito do Benfica ainda ressaltou em Gonçalo Guedes, o que acabou por trair Gottardi.

No segundo tempo, o Benfica entrou melhor e logo aos 47 minutos atirou uma bola à trave. Rui Vitória lançou Rafa para desbloquear o empate, mas o Marítimo mostrou um lado mais espartano na contenção das investidas do adversário. Gottardi negou o golo a Luisão e Rafa Silva com duas grandes intervenções, garantindo à formação madeirense um reforço na confiança para atacar a baliza de Ederson, o que veio a suceder e a materializar-se no golo de Maurício.

O Marítimo acabou por alcançar o golo na sequência de um pontapé de canto num lance em que André Almeida, Lindelof e Ederson poderiam ter feito melhor. Carrillo ainda entrou mas não acrescentou e assim os 'leões' da Madeira acabaram por conseguir os três pontos num jogo em que desperdiçaram algumas oportunidades no arranque do primeiro tempo.

Apesar do golo do Benfica no final da primeira parte e das ocasiões criadas pela equipa de Rui Vitória já no decorrer da etapa complementar, o Marítimo conseguiu optimizar a eficácia no segundo tempo de forma a cumprir a estratégia de não dar espaço criativo ao adversário e asfixiar o 'pulmão' da equipa encarnada.

Em vantagem no marcador, os insulares acabaram por aguentar a pressão final do Benfica e impor a primeira derrota dos 'encarnados' esta época para o campeonato. Caso o Sporting vença na receção ao Vitória de Setúbal este sábado, o 'dérbi' na Luz ganha um contorno de significativa importância para as contas do título.

Momento chave: Gottardi nega o 2-1 a Rafa

Os melhores

Cervi - O argentino supersónico acelerou por diversas vezes no corredor esquerdo e aos 81 minutos entregou uma bola na área que poderia ter relançado o jogo.

Gotardi - Com várias defesas negou o golo aos jogadores do Benfica. Aos 57' minutos, Luisão ia marcando mas o guardião insular mostrou que estava atento.

Reações:

Luisão: "Fomos parados de várias maneiras diferentes"

Maurício: "Tivemos um jogo apático na Luz mas hoje mudamos de postura"

Daniel Ramos: "É a vitória mais importante da minha carreira"

Rui Vitória: "O futebol tem disto: quem não marca costuma ser penalizado"

Curiosidades:

Terceiro jogo consecutivo sem vencer fora de casa por parte do Benfica depois do empate com FC Porto e Besiktas

Mais de 3 anos depois, Marítimo volta a vencer o Benfica e novamente por 2-1.

Benfica volta a perder fora de casa: a última derrota tinha sido em setembro 2015, no Dragão.

Com Daniel Ramos, o Marítimo ainda não perdeu em casa (5 jogos).

É a 1.ª vez que o Benfica fica 3 jogos fora sem vencer desde que Rui Vitória é o treinador.

A última vez que o Benfica sofrera 2 golos num jogo do campeonato tinha sido na última derrota, frente ao FC Porto, na Luz.