As duas propostas são promovidas pela direção presidida por Fernando Gomes e serão discutidas e votadas na reunião magna, no auditório da sede da LPFP, no Porto, a partir das 14h30, e que apreciará outras propostas de alteração aos regulamentos de Competição, Arbitragem e Disciplina.

A Agência Lusa apurou, junto de fonte ligada ao processo, que a Liga pretende testar, durante a época 2011/2012, um Projecto-piloto de Avaliação Mista para a Arbitragem, juntando imagens televisivas ou gravadas pelos clubes aos relatórios dos observadores, tal como já acontece.

Em caso de aprovação posterior do procedimento a testar, e se os resultados forem considerados positivos, a observação mista passará a constar de forma efectiva no regulamento de arbitragem a partir de 2012/2013.

Relativamente ao arremesso de objectos para os relvados, a direcção da Liga propõe punições mais severas, que podem até levar à interdição dos estádios.
Casos como o lançamento de bolas de golfe, que nas últimas duas épocas aconteceu nos principais estádios portugueses, poderão ser agora alvo de punições mais duras.

O presidente da LPFP pretende ainda que seja criada uma Comissão de Inquirição, com o objectivo de separar quem julga de quem faz o inquérito, para tornar o processo mais célere e reservar a Comissão Disciplinar para decidir perante a prova que lhe for apresentada.

Fernando Gomes propõe ainda quintuplicar o valor das penalizações às declarações dos agentes desportivos antes dos jogos, mas já depois de os juízes terem sido nomeados, quando põem em causa a imparcialidade e a competência técnica dos árbitros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.