O Benfica venceu este domingo  a Académica por 1-0, já em tempos de descontos e de grande penalidade, e consegue, à última hora, apanhar o FC Porto no primeiro lugar.

Num jogo apenas de um sentido, com o Benfica a ter todas as oportunidades e mais alguma, a Académica quase repetia a façanha do ano passado, quando recebeu os encarnados e conseguiu o empate. À 20ª ronda, o Benfica chegou a Coimbra com mais dois pontos do que o FC Porto e o empate fez com que os dois rivais chegassem em igualdade pontual ao jogo-chave. Como acabou a estória, já se sabe.

Ao contrário dos jogos para as duas Taças, da Liga e de Portugal, a equipa de Pedro Emanuel tomou, desta vez, outra posição: defender. Em 90 minutos, só apenas por uma vez a Académica chegou com perigo à baliza de Artur (51 minutos), mas em fora de jogo. Fora isso, nada.

O Benfica tentou de todas as formas possíveis o golo. Na primeira parte, foram seis as ocasiões, com destaque para a bola à malha lateral de Rodrigo (7’), o remate à meia volta de Maxi Pereira (20’), para as mãos de Ricardo e aos 26’, Lima não chegou à bola por pouco, numa bela jogada individual de Salvio, que abriu para Rodrigo cruzar para o brasileiro.

A segunda parte, a toada não mudou. Académica remetida à sua defesa e o Benfica em pressão alta. A melhor oportunidade, e a mais flagrante de todo o encontro, foi de Ola John, aos 50’, com a bola a embater com estrondo no poste. Salvio, hoje uns furos abaixo do normal, cabeceou por cima aos 70’ e num canto batido na direita, Garay cabeceou, mas o voo de Lima não chegou para a emenda. O brasileiro, que na sua conta pessoal esta época apontou cinco aos estudantes, fez a bola passar perto aos 78’ num remate cruzado.

Já em tempos de descontos, uma falta sobre Gaitán, agarrado na grande área, levou Nuno Almeida a marcar grande penalidade. Lima apontou o único golo da partida, 11º na sua conta pessoal. Os festejos tiveram a presença de um adepto, que invadiu o campo e foi festejar com os jogadores.

A decisão do árbitro aqueceu os ânimos, com alguns jogadores da Académica a trocarem palavras com Jorge Jesus e já depois do apito final, houve um ‘ajuntamento’ ao centro, mas que depressa ficou sanado.

FC Porto e Benfica continuam assim em igualdade pontual no primeiro lugar do campeonato.