A luta pela permanência na I Liga continua ao rubro e a jornada 27 trouxe algumas mudanças na zona de despromoção. A descida de dois clubes à Segunda Liga é inevitável e os clubes com menos pontos nesta altura devem aproveitar a pausa para os jogos de seleções para corrigir os erros que vêm apresentando e apostar todas as fichas na reta final do campeonato.

Dois pontos separam o clube em 13º lugar e o que segura a ‘lanterna vermelha’, pelo que cada ponto conquistado nesta reta final vai ser fundamental para assegurar a tão ansiada manutenção. E há ainda um dado de referir: quatro clubes contam com 25 pontos e têm apenas uma vantagem de três para o último lugar, pelo que uma vitória pode trazer muitas alterações na tabela classificativa.

A jornada 27 trouxe mudanças no fundo da tabela. O Estoril-Praia empatou num ‘duelo de aflitos’ frente ao Paços de Ferreira e continua no último lugar da classificação.

Os ‘canarinhos’ não vencem qualquer partida desde a jornada 22, depois da vitória na deslocação ao terreno do Moreirense. Desde essa ronda somaram cinco derrotas seguidas, uma série negativa que foi quebrada com o empate desta jornada frente ao Paços de Ferreira. Os pacenses subiram 15º lugar e estão dois pontos acima do primeiro clube abaixo da linha de despromoção.

Quem também caiu para um lugar de despromoção foi o Feirense. A equipa de Nuno Manta Santos, eleito Treinador Revelação na Gala das Quinas de Ouro, não conseguiu travar o Benfica – perdeu por 2-0 – e caiu para os lugares de descida. Os ‘fogaceiros’ têm pela frente dois jogos difíceis nas duas próximas rondas contra o SC Braga e o Marítimo.

Por sua vez, o Moreirense impôs-se ao Belenenses por 2-1, apesar de ter ‘oferecido’ um autogolo aos ‘azuis’, aos 27 minutos, por Florent, graças aos golos de Licá, aos 49, e Tózé, a seis minutos do fim.

Com esta vitória, o ‘aflito' Moreirense deu um pulo na classificação, aproveitando o empate entre o Estoril e o Paços de Ferreira, seus adversários na luta pela manutenção, e do Vitória de Setúbal na receção ao Portimonense, além da derrota do Feirense perante o Benfica em Santa Maria da Feira.

A equipa de Moreira de Cónegos subiu da penúltima posição para o 14º posto com os mesmos 25 pontos do Desportivo das Aves, que foi perdeu na deslocação ao terreno do Vitória de Guimarães também por 2-1. Já o Belenenses mantém-se em 12º lugar, mas quebrou uma série de quatro jogos sem perder.

SC Braga de Abel Ferreira recebe Sporting de Jorge Jesus no jogo 'grande' da jornada

A próxima jornada começa a ser disputada dentro de nove dias depois da pausa para jogos das seleções e promete muitas alterações nos últimos lugares da tabela classificativa, a começar desde logo pelo duelo entre o Desportivo das Aves e o Vitória de Setúbal. Os dois clubes têm 25 pontos, mas os ‘avenses’ estão mais acima na tabela depois da vitória por 1-0 na primeira volta do campeonato. Uma vitória dos ‘sadinos’ coloca as duas equipas em pé de igualdade.

Feirense e Estoril-Praia têm pela frente dois confrontos complicados frente a Marítimo e Rio Ave, respetivamente, dois clubes que lutam por um lugar nas competições europeias do próximo ano. Os ‘vilacondenses’ têm apresentado uma forma inconsistente nas últimas rondas e os ‘insulares’ estão a apenas um ponto do quinto lugar.

O prato forte da próxima jornada acontece em Braga. O Sporting desloca-se à cidade dos arcebispos onde lhe espera uma equipa que só conhece vitórias nas últimas seis rondas e que procura alcançar o terceiro lugar da classificação. Encontro imperdível no último dia do mês.

Já o Benfica recebe o Vitória de Guimarães e pode ocupar provisoriamente a liderança do campeonato durante dois dias enquanto espera pelo resultado do jogo entre Belenenses e FC Porto.