Metade dos 18 clubes da I Liga estão nessa luta e mesmo os que já têm mais de 30 pontos ou andam lá perto (Marítimo, V. Guimarães têm 29, Boavista e Chaves somam 30) não podem dar como garantida a permanência na elite do futebol português.

A 22.ª jornada trouxe muitas mexidas na parte de baixo da tabela da I Liga. Num dos duelos entre aflitos, o Estoril foi até Moreira de Cónegos vencer o Moreirense por 2-1, resultado que levou a saída do técnico Sérgio Vieira da formação da casa. Come este triunfo, o Estoril deu um grande salto e, depois de ter deixado a zona de descida na 21.ª vitória após vitória caseira frente ao Sporting, os 'homens da Linha' subiram ao 14.º posto.

Por sua vez o Moreirense caiu para a zona de descida, onde continua o Vitória de Setúbal, último com 18 pontos, menos um que o Moreirense.

O Desportivo das Aves, que entrou como último colocado na 22.ª ronda, venceu fora o Belenenses e passou a 'respirar' melhor no 15.º posto, com os mesmos 20 pontos do Feirense, primeira equipa acima da 'linha de água'.

Quem também conseguiu um grande resultado na ronda 22 foi o Tondela que bateu o Paços de Ferreira por 2-0 no Estádio Capital do Móvel. Um resultado que permitiu aos tondelenses saltar para a 10.ª posição. Os 'castores' são 12.º com 21 pontos, os mesmos do Belenenses e Estoril.

Outro grande destaque da 22.ª jornada é o Boavista, que venceu o Vitória Sport Clube por 1-0 e deu um 'passo de gigante' rumo a manutenção. Mas os 'axadrezados' não podem dar a permanência como garantida já que, em campeonatos a 18 clubes, alguns emblemas desceram mesmo com 30 pontos ou mais. Que o diga o Arouca, que baixou para a Segunda Liga na época passada com 32 pontos.

A próxima jornada promete trazer mudanças na parte de baixo. O Estoril-Praia recebe o Belenenses e vai tentar dar sequência ao bom momento que atravessa. A equipa de Ivo Vieira parece ter entrado na 'linha' dos bons resultados, depois de se reforçar e muito no mercado de inverno. Já o Belenenses de Silas tentará responder à goleada sofrida em casa frente ao Aves, depois de ter também perdido na ronda anterior frente ao Vitória de Setúbal.

O Boavista, uma das equipas mais seguras na tabela, recebe o Vitória de Setúbal e pode ficar mais perto dos objetivos, caso vence. Os sadinos, à precisarem de pontos como de ‘pão para boca’, quererão voltar aos triunfos e deixar a 'cauda' da tabela.

O Paços Ferreira, que recebe o Benfica, o Portimonense que defronta em casa o FC Porto, o Tondela que vai a Braga e o Moreirense que joga em Alvalade, têm tarefas mais complicadas na ronda 24.

Numa altura em que os pontos parecem estar cada mais vez mais 'caros', os 'três grandes' vão sentindo cada vez mais dificuldades em levar de vencida as equipas que lutam pela permanência. Os empates do Sporting em Setúbal e do FC Porto em Moreira de Cónegos mostram isso mesmo.