A três jornadas do fim da I Liga, a luta pela permanência no principal escalão continua ao rubro. Ainda não há descidas confirmadas e seis equipas continuam em risco (matemático) de despromoção. Recorde-se que os dois últimos classificados descem à II Liga, mas o 16.º, antepenúltimo, vai disputar o 'play-off' de manutenção contra o terceiro classificado do segundo escalão.

Na última ronda, o Portimonense selou praticamente a manutenção, graças ao triunfo (1-0) sobre o Moreirense. Os algarvios somam 35 pontos, mais dois do que o Boavista, que, ao que tudo indica, também estará a salvo, apesar da derrota em casa com o Sporting (0-3).

Em 13.º lugar, com 32 pontos, está o Vizela. A equipa de Álvaro Pacheco bateu o Arouca na sexta-feira (2-1) e deu um importante passo rumo à permanência, estando seis pontos acima da linha de água.

Assim sendo, só uma série improvável de resultados deixaria os vizelenses em lugar de descida. No entanto, os últimos três jogos não serão simples: no sábado, a equipa minhota defronta o FC Porto no Dragão, depois recebe o Marítimo e, por fim, visita Moreira de Cónegos.

# Equipa P J
1 Sporting CP 77 29
2 SL Benfica 70 29
3 FC Porto 59 29
4 SC Braga 59 29
5 Vitória SC 57 29
6 FC Arouca 44 30
Mais sobre Primeira Liga

A partir daí, o cenário complica-se. Apenas cinco pontos separam o 14.º classificado do último, quando estão ainda nove em jogo. Famalicão, Arouca, Moreirense, Tondela e Belenenses SAD têm três ‘finais’ para decidir quem continua na I Liga, quem desce e quem vai ao 'play-off'.

Comecemos pelo Famalicão. O conjunto de Rui Pedro Silva conseguiu sair da Luz com um precioso ponto (0-0), que lhe permitiu atingir a barreira dos 30. Ainda assim, os minhotos não atravessam um bom momento: a última vitória aconteceu a 26 de fevereiro, tendo somado apenas quatro pontos nas últimas sete jornadas.

Na próxima ronda, o Famalicão recebe o Estoril, seguindo-se uma importantíssima deslocação ao reduto do Belenenses SAD, atual lanterna-vermelha, para depois terminar em casa frente ao SC Braga.

Segue-se o Arouca, atual 15.º classificado, com 27 pontos. A equipa de Armando Evangelista somou o terceiro jogo seguido sem vencer, ao perder o duelo de 'aflitos' com o Vizela, estando apenas um ponto acima do lugar de 'play-off'. Nesta reta final, os arouquenses vão defrontar um adversário direto na luta pela permanência (recebem o Belenenses SAD), na última jornada, já depois do encontro caseiro com o Portimonense e da deslocação a Braga.

Moreirense (16.º) e Tondela (17.º) têm os mesmos 26 pontos, mas os cónegos estão à frente devido à melhor diferença de golos (-19 contra -23 do conjunto beirão), sendo que o critério do confronto direto apenas se aplica quando o campeonato terminar. A equipa de Sá Pinto, que vencera o Tondela na 30.ª jornada, acabou por tropeçar no último sábado em Portimão e, com isso, deixou-se apanhar pelos beirões, que empataram na receção ao Vitória de Guimarães (1-1).

Olhando para o que ainda falta jogar, o calendário parece mais favorável ao Moreirense: joga duas vezes em casa, frente a Boavista e Vizela, este último um adversário direto, e pelo meio visita o Estoril; já o Tondela visita Paços de Ferreira e Gil Vicente, encerrando o campeonato com a receção ao Boavista.

Por fim, o Belenenses SAD ocupa a última posição, com 26 pontos, mas está apenas a dois do primeiro lugar acima do play-off, pelo que a salvação é perfeitamente possível. Até porque, importa dizer, o conjunto de Franclim Carvalho tem vindo a subir de rendimento: somou 10 pontos nas últimas sete jornadas, fruto de duas vitórias (Portimonense e Vizela), quatro empates (Tondela, Santa Clara, Boavista e, na última ronda, Estoril) e apenas uma derrota (Benfica).

Os azuis terão ainda de jogar contra Famalicão (casa) e Arouca (casa) nas jornadas 33 e 34, o que aumenta as probabilidades do 'lanterna-vermelha' na luta pela manutenção. Antes disso, haverá um desafio mais complicado diante do SC Braga, marcado para sábado, no Jamor.