Em véspera de clássico, nada melhor do que conhecer a opinião de quem já passou pelas emoções de disputar um jogo entre 'grandes'. Falamos de Manuel Fernandes, antigo jogador do Sporting que teve oportunidade de defrontar o FC Porto em 26 ocasiões (20 para o campeonato e seis para a Taça de Portugal), nas quais somou cinco golos.

O ex-avançado, agora com 65 anos, tem acompanhado de perto a evolução da equipa de Jorge Jesus neste defeso e acredita que os ‘leões’ poderão sair do Dragão com a vitória, apesar do equilíbrio que diz existir entre as duas equipas.

"Num jogo desta natureza, nunca há resultados previsíveis. É muito difícil perspetivar o que poderá acontecer. Apesar dos seis pontos de diferença entre as duas equipas, acho que o futebol do FC Porto não tem sido muito superior ao do Sporting. Ambos estão, neste momento, equiparados. Claro que, enquanto sportinguista, espero que o meu clube ganhe mas tudo pode acontecer", afirma Manuel Fernandes em entrevista ao SAPO Desporto.

Cauteloso nas palavras, o antigo 'goleador' do Sporting acredita que os atuais melhores marcadores do campeonato poderão fazer a diferença, mas, claro está, com o coração a pender para o lado do seu clube.

"Jogos como este são sempre decididos nos pormenores e na inspiração individual dos jogadores, principalmente de quem está mais adiantado no campo. O Bas Dost e o André Silva são dois avançados de enorme qualidade, com algumas diferenças no seu futebol, que certamente vão querer mostrar-se e dar provas da sua qualidade", começa por analisar o antigo jogador, apelando à pontaria afinada do holandês. "Espero que esteja inspirado", remata.

À luz das recentes críticas às arbitragens e depois de um 'derby' escaldante na Luz, que levaram Bruno de Carvalho a reclamar 12 pontos para os ‘leões’ no campeonato, Manuel Fernandes considera que está na hora de colocar ponto final nas polémicas e concentrar todas as forças dentro do campo.

"Já se falou demais sobre arbitragem esta época. Importa é que os jogadores deem tudo em campo no sábado. Espero, no entanto, que a equipa de arbitragem esteja à altura deste desafio. Vamos ver no que dá", vincou.

Apesar da distância de sete pontos para o líder Benfica, Manuel Fernandes acredita que o Sporting ainda poderá chegar ao tão desejado título e aponta à importância do clássico deste sábado nesse sentido.

"Ainda há muitos jogos por disputar. Os três ‘grandes’ ainda têm de jogar entre si, o que acrescenta ainda mais importância a este jogo no Dragão. Se o Sporting quiser lutar pelo título precisa de vencer agora e aproveitar para pressionar os adversários. Não será fácil, mas acalento essa esperança até ao fim", afiança.

Clássicos no coração

Manuel Fernandes recorda com especial carinho a primeira vez que defrontou o FC Porto, no já extinto Estádio das Antas. E logo com uma vitória. "Foi o célebre jogo do nevoeiro, em que o apanha-bolas meteu a bola dentro da baliza e deu o empate ao FC Porto", recorda o antigo jogador, que sempre encarou os desafios com os ‘grandes’ de forma diferente relativamente a outros jogos do campeonato.

"Joguei muitos clássicos. Era sempre especial quando jogávamos partidas deste calibre, entrar em campo e ver as bancadas cheias de adeptos, todo aquele ambiente… Sei bem o que estará a passar na cabeça dos jogadores quando amanhã entrarem em campo", finaliza.

O FC Porto-Sporting está marcado para sábado, às 20h30, e terá arbitragem de Hugo Miguel. Em caso de vitória, o FC Porto passa para a primeira posição do campeonato português à condição, uma vez que o Benfica só joga no domingo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.