Depois do desaire na Supertaça, a vitória sofrida em Moreira de Cónegos na estreia da I Liga 2023/24, o FC Porto quase sofria o primeiro desaire à segunda jornada. Na receção ao Farense, recém promovido ao escalão principal do futebol português, os dragões só conseguiram fazer o 2-1 aos 101 minutos.
No primeiro encontro sem Otávio, que vai assinar pelo Al-Nassr depois de os sauditas terem desembolsado 60 milhões de euros, e com Sérgio Conceição ausente do banco de suplentes a cumprir castigo, os dragões dominaram a primeira metade da primeira parte, mas o golo do Farense, perto do apito para o intervalo, mudou o rumo do jogo até ao tempo regulamentar. Em tempo de compensação, aos 101 minutos, numa boa colaboração entre Gonçalo Borges e Marcano coube ao central espanhol o papel de salvador do FC Porto.
Quanto ao onze portista, Sérgio Conceição fez três alterações na equipa inicial que jogou na vitória em Moreira de Cónegos. Wendell (castigado), Grujic e Otávio deram lugar a Zaidu, Nico e Toni Martínez. Destaque para a inclusão do reforço Nico González no onze portista, enquanto Alan Varela ficou de fora da ficha de jogo por ainda faltar o certificado internacional.
Domínio absoluto do FC Porto durante a primeira meia hora de jogo, gerando neste tempo o golo portista por intermédio do avançado espanhol Toni Martínez, que volta assim a marcar depois de o ter feito na jornada inaugural. Os algarvios, porém, começaram a dar sinais e chegaram ao empate perto do intervalo, num excelente trabalho de Rui Costa, deixando tudo em aberto para o segundo tempo.
Veja as melhores imagens do encontro
Aqui, os quase 50 mil espectadores no Dragão viram o FC Porto regressar com um estilo mais agressivo, João Mário a enviar um bola à barra (66') e um espreitar de segundo golo para os azuis e brancos com o remate de Fran Navarro (85').
O avançado espanhol, ex-Gil Vicente, tinha entrado aos 77 minutos para o lugar de Taremi. Além desta substituição, também Zaidu, Nico González e João Mário saíram para dar entrada a Gonçalo Borges, André Franco e Namaso.
Em cima do minuto 90, o Farense tentou surpreender com um contra-ataque, mas os dragões conseguiram anulá-lo, numa altura em que os algarvios estavam mais perto de conseguir um ponto, mesmo quando viram os 12 minutos de tempo de compensação dados pelo árbitro Cláudio Pereira.
Só que, aos 101 minutos, Gonçalo Borges trabalhou bem no corredor direito e cruzou de forma perfeita para Marcano, com o capitão portista a surgir ao segundo poste e a cabecear para o golo da vitória.
Com este triunfo, o FC Porto juntou-se aos líderes Boavista, Sporting e Vitória de Guimarães, com seis pontos, com o Farense a ser uma das seis equipas ainda sem pontos.
Comentários