O treinador do Sporting, Marco Silva, nunca venceu o Benfica enquanto técnico principal, mas foi um dos "responsáveis" por um dos empates mais "amargos" da história recente benfiquista, no final da I Liga de futebol 2012/13.

O atual "timoneiro" dos "leões", de 37 anos, que iniciou a carreira de treinador em 2011, ao serviço do Estoril-Praia, defrontou os "encarnados" em quatro ocasiões, todas ao serviço dos "canarinhos", tendo averbado três derrotas e um empate.

Após ter conduzido a formação da Linha de regresso à I Liga, Marco Silva teve o primeiro confronto com o Benfica à 13.ª jornada da I Liga 2012/13, que terminou com um desaire caseiro (3-1), construído com tentos de Gaitán, Lima e Salvio, sendo que Gonçalo Santos foi o autor do tento solitário dos estorilistas.

O primeiro e único ponto conquistado diante das "águias" foi alcançado perto do epílogo desse mesmo campeonato, deixando em "choque" os muitos adeptos benfiquistas que se deslocaram ao Estádio da Luz, na noite de 06 de maio de 2013.

Em plena luta pelo título nacional, o Benfica recebia o Estoril-Praia, na 28.ª ronda da prova, com apenas três pontos de vantagem para o rival FC Porto e em vésperas da deslocação ao Estádio do Dragão.

A igualdade (1-1) no final dos 90 minutos deu início a um final de época desolador para o conjunto da Luz, que, uma semana depois, perdia no reduto portista e entregava a liderança e o título ao rival "azul e branco".

Entretanto, Marco Silva voltaria a encontrar o Benfica em mais duas ocasiões, perdendo ambos os desafios no decorrer do último campeonato: primeiro no Estoril (2-1) e, mais tarde, na Luz (2-0).

O quinto "episódio" deste historial está marcado para domingo, às 19:00, quando Benfica e Sporting se defrontarem no Estádio da Luz, no "dérbi" da terceira jornada da I Liga.

Jesus invicto nos confrontos com Marco Silva

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, mantém um registo invicto nos confrontos com o homólogo do Sporting, Marco Silva, em vésperas do quinto embate, na terceira jornada da I Liga de futebol.

Foram apenas quatro as partidas oficiais que colocaram frente-a-frente os dois técnicos, com Jorge Jesus, de 60 anos, a somar três triunfos e a ceder uma igualdade diante de Marco Silva, de 37, num registo que se iniciou há apenas dois anos.

O primeiro confronto entre ambos aconteceu na 13.ª jornada da I Liga 2012/13, num encontro que opôs o Benfica ao surpreendente Estoril-Praia e que terminou com o triunfo dos "encarnados", por 3-1, com tentos de Gaitán, Lima e Salvio, aos quais respondeu Gonçalo Santos, para os "canarinhos".

O reencontro estava reservado para maio de 2013, na 28.ª e antepenúltima ronda do campeonato, numa altura em que as "águias" se encontravam em plena discussão pelo título nacional e os estorilistas lutavam por uma inédita qualificação para as competições europeias.

A formação da Linha, comandada por Marco Silva, acabaria por contrariar, de forma clara, as intenções benfiquistas, saindo da Luz com uma igualdade (1-1), que viria a revelar-se decisiva para a perda do título por parte do Benfica.

Os dois treinadores voltariam a defrontar-se no decorrer do último campeonato, em dois jogos que se saldaram em dois triunfos para Jorge Jesus: primeiro no Estoril (2-1) e, mais tarde, na Luz (2-0).

Além destes quatro confrontos oficiais, há ainda a registar a final da última edição Taça de Honra de Lisboa, que colocou frente a frente Benfica e Sporting, já com Marco Silva ao leme dos "verde e brancos", que bateram o eterno rival, por 1-0, graças ao tento solitário de André Martins, no Restelo.