Jaime Marta Soares espera que Bruno de Carvalho acate a decisão dos sócios, caso seja votado a destituição do presidente do Sporting, na Assembleia-geral, do dia 23 de junho.
"Estamos num país democrático onde o Direito impera. Todos nós cidadãos portugueses estamos sujeitos às leis da República, que são para se cumprir. Espero que seja esse o entendimento do senhor presidente Bruno de Carvalho. Cumprir os estatutos. Se os sócios decidirem pela sua destituição, nem me passa pela cabeça que ele não aceite a vontade dos sócios. Ele com certeza vai aceitar a decisão dos sócios", disse Jaime Marta Soares, em conferência de imprensa no no Altice Arena, em Lisboa, palco da AG do Sporting.
O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-geral do Sporting garante que Bruno de Carvalho poderá recandidatar-se às eleições, caso seja destituido e que, se voltar a ganhar, os sócios terão de respeitar essa decisão.
"[Bruno de Carvalho] vai poder candidatar-se. Se estiver as quotas em dia e for essa a sua vontade. E se ganhar, os sócios terão de respeitar", disse o dirigente, garantindo que esta será um AG "serena", onde "os sócios vão respeitar-se uns aos outros".
Na mesma conferência, Marta Soares garante que todos os que estiverem na fila às 20h vão poder exercer o seu direito de voto.
"Cerca de 800 sócios ditaram o caminho que estamos a seguir. Estamos a dar cumprimento a solicitação de mais de 3500 assinaturas dos sócios. A nossa grande preocupação é a tranquilidade, normalidade e segurança. A votação encerra às 20h, mas se estiverem sócios na fila, terão direito de votar até ao último sócio que quiser votar. Todos os que estiverem na fila às 20h poderão votar. O controle das entradas será no exterior do pavilhão, a credenciação será no interior com a emissão de um boletim impresso. A votação será no interior e os sócios podem estar a fiscalizar, eles próprios, tudo o que se está a passar", explicou.
"Haverá um Notário a assegurar a ata e ficará ficará fiel depositário dos votos após a sua contagem. A Assembleia será filmada e gravada, mas não transmitida ou divulgada. A Kreston e Associados serão os auditores responsáveis pela credenciação e contagem de votos. As urnas são transparentes e a contagem será efetuada à frente de todos os sócios para todos verem", garantiu.
No que toca a segurança, esta estará a cargo do Comando da PSP de Lisboa.
"O plano de segurança foi devidamente preparado pelo Comando da PSP de Lisboa e acreditamos na competência de quem tem feito estes planos de segurança. Haverá um contingente policial no exterior, com unidades especiais, divisão de transito, brigadas de informações desportivas, entre outros", informou.
Depois da votação, o presidente demissionário da MAG garante que irá marcar eleições, ficando por saber se é para dois ou três órgãos.
"Da nossa parte não há desejos de esquerda ou direita. O nosso desejo é que sócios possam decidir pela continuidade ou não. Não há guerras da Mesa nem do Presidente. Não fazemos parte de grupos. Não sou candidato a nada. Julgo que nenhum dos meus colegas o é. Se os sócios decidirem pela continuidade, à Mesa só resta marcar eleições para a Mesa e para o Conselho Fiscal e Disciplinar. Eleições há sempre, só se levanta a questão se é para dois ou três órgãos. Qualquer que seja o resultado, no prazo que está estabelecido, até meados de setembro, serão feitas eleições no Sporting, para dois ou três órgãos", atirou.
O Sporting viverá no sábado um dia crucial para a sua história, com uma Assembleia Geral na qual será votada a destituição do presidente Bruno de Carvalho, figura central de uma crise que teve origem na perda do segundo lugar do campeonato, na última jornada, para o Benfica, e acentuou-se em 15 de maio, quando cerca de 40 pessoas encapuzadas invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e agrediram alguns futebolistas e elementos da equipa técnica.
Na sequência destes incidentes, um total de nove futebolistas rescindiram alegando justa causa, e o treinador Jorge Jesus, deixou o clube por mútuo acordo e com uma clausula de confidencialidade.
*Artigo atualizado
Comentários