Um golo solitário de Mathieu permitiu ao Sporting conquistar os três pontos diante do Vitória de Guimarães no jogo que encerrou a 20ª jornada e também um ciclo de três jogos em oito dias para os 'leões'. Jorge Jesus foi obrigado a fazer algumas alterações, lançando no jogo Ristovksi, Battaglia e Rúben Ribeiro para fazer descansar alguns titulares que disputaram a final da Taça da Liga em Braga. Pedro Martins não pôde contar com Heldon, por estar emprestado pelo 'leões', e no seu lugar colocou Fábio Sturgeon. Numa primeira parte muito equilibrada, o Vitória de Guimarães até teve as melhores ocasiões de golo, mas a consistência defensiva leonina levou a melhor, e o empate a 0-0 para o intervalo. No segundo tempo, Jorge Jesus lançou Montero para o lugar de Rúben Ribeiro e logo no arranque da etapa complementar viu Bas Dost pedir para sair devido a problemas físicos. Doumbia entrou para o lugar do avançado holandês e esteve perto de inaugurar o marcador, mas Douglas negou o golo e provocou uma crise de ansiedade nas bancadas. Já com Bruno César em campo, a bola bateu na barra e com o cronómetro a aproximar-se rapidamente do final o espectro do empate pairou no relvado, especialmente após uma grande defesa de Douglas a um belíssimo remate de primeira de Acuña. Mas no último fôlego, Mathieu subiu até à área contrária para corresponder da melhor forma a um cruzamento do lado esquerdo e atirar para o fundo da baliza. O Sporting garantiu os três pontos num jogo muito 'sofrido', mas é também nestes jogos que se vê a fibra dos 'campeões'. Com este resultado, a formação ‘leonina’ passou a somar 50 pontos, contra 49 do FC Porto, que empatou 0-0 no reduto do Moreirense e ainda tem em atraso a segunda parte do jogo no Estoril (perde 1-0 ao intervalo), e 47 do Benfica (1-1 com o Belenenses, no Restelo).

Momento do jogo: Golo de Mathieu aos 84' minutos

Os melhores

Douglas:  O guarda-redes do Vitória de Guimarães defendeu quase tudo sempre que foi chamado a intervir no jogo, e foi determinante para que o jogo tivesse entrado nos últimos minutos empatado a 0-0. Aos 84' minutos, uma falha de marcação na sua área permitiu a Mathieu marcar o golo da vitória, com o guarda-redes brasileiro a não ter culpa no lance.

Acuña: Sem a vertigem de Gelson Martins no lado direito coube ao argentino procurar o 'caos' no lado esquerdo, sendo muito marcado por João Aurélio e Rafael Miranda. Aos 83' minutos poderia ter marcado o golo da noite, e da jornada, mas uma grande defesa de Douglas negou-lhe essa possibilidade. No entanto, no minuto seguinte fez um cruzamento com peso e medida para o remate de primeira de Mathieu que deu o 1-0.

Mathieu: Com enorme sentido posicional, o defesa central francês colmatou a sua falta de velocidade ao 'emprestar' o seu pulmão nos derradeiros minutos da partida para ajudar a equipa do Sporting a 'sufocar' o Vitória de Guimarães para alcançar o triunfo, ficando na retina, para além do golo, as várias arrancadas a partir da grande área de Rui Patrício até à área contrária.

Os piores

Raphinha: Jogo pouco conseguido do extremo do Vitória de Guimarães que na próxima época vai jogar no Sporting. Com Ristovksi pela frente, faltou algum descernimento ao jogador brasileiro para encontrar melhores soluções para o ataque. Não fez um jogo mau, mas já apresentou níveis exibicionais esta época muito superiores.

Rúben Ribeiro: A jogar ao lado de Bas Dost cabia ao 'reforço de inverno' municiar o goleador holandês, mas as suas ações em campo acabaram por dar a sensação que o número 28 dos 'leões' estava a jogar sozinho lá na frente.