Depois de conhecido um comunicado conjunto de posições comuns perante a pandemia de COVID-19 entre FPF e Liga, no qual os dois organismos anunciaram em comunicado que "vão estudar em conjunto eventuais alterações regulamentares" para salvaguardar o futebol, e na sequência do mesmo, o encontro entre Moreirense e Paços de Ferreira vai ser adiado, enquanto o Estoril-Cova da Piedade será reagendado.

O embate entre o conjunto de Moreira de Cónegos e o Paços de Ferreira, a contar para a 7.ª jornada da I Liga, estava marcado para este sábado, a partir das 15h30, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, mas fica agora a saber-se que vai ser afinal disputado noutra tarde, em virtude de um surto de COVID-19 que atingiu o Moreirense. A partida vai, agora, ser jogada a 1 de dezembro, uma terça-feira, pelas 21h45.

Quanto ao embate entre Estoril e Cova da Piedade, referente à 6.ª jornada da II Liga, devia ter sido jogado a 30 de outubro, mas a equipa de Almada acabou por não comparecer no Estádio António Coimbra da Mota, com o plantel afetado pela COVID-19, tendo a vitória chegado a ser atribuída ao Estoril por falta de comparência dos piedenses. Algo que levou a fortes críticas. A partida foi agora marcada para as 11h00 14 de novembro.

Também o embate deste fim-de-semana entre Cova da Piedade e Benfica B foi adiado, indo agora decorrer a 25 de novembro, pelas 18h00.

"(...) estão  a  existir  situações de propagação do vírus dentro dos planteis, atingido um número muito significativo de jogadores. Face a tal situação, atestada por autoridade de saúde, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de  Futebol  foi  do  entendimento  que  o  isolamento  da  totalidade  do  plantel  por  decisão  da autoridade de saúde configura causa de justificação bastante para a falta de comparência ao jogo. Face a tal entendimento, outra solução não resta à Liga Portugal que não seja a de sufragar a posição expressa  do  Conselho  de  Disciplina  da  FPF  e  dar  cumprimento  ao  mesmo,  reagendando  os  jogos cujas autoridades de saúde atestem que o plantel não cumpre o disposto no n.º 2 do Ponto 12 do Plano já identificado por estar em quarentena ou isolamento profilático", explicou a Liga em comunicado.

*Notícia atualizada às 22h03 com a confirmação das novas datas dos encontros

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.