O avançado Rashidi Yekini, antigo jogador do Vitória de Setúbal, morreu hoje aos 48 anos, informou a agência AFP, de acordo com a família e os responsáveis da Federação Nigeriana de Futebol.

Segundo a família, o jogador, vencedor da Taça das Nações Africanas em 1994 pela Nigéria, morreu de uma doença rara, em Iraa, no norte do país.

Yekini passou pelo Vitória de Setúbal, entre 1990/91 e 1993/94, sagrando-se melhor marcador da Liga portuguesa na última temporada ao serviço dos sadinos, com 34 golos.

Antes de passar por Portugal, Yekini jogou nos Shooting Stars da Nigéria, seguindo-se o Africa Sports, da Costa do Marfim.

Depois de brilhar em Setúbal e no Mundial'94, nos Estados Unidos, transferiu-se para o Olympiacos (Grécia) e jogou ainda no Sporting Gijon (Espanha) e no Zurique (Suíça), antes de regressar à Nigéria para acabar a carreira em 2005, no Gateway FC.

Ao serviço da seleção nigeriana, Yekini foi 58 vezes internacional e marcou 37 golos, ajudando as “super águias” a chegar ao seu primeiro mundial, em 1994, ano em que foi eleito o melhor jogador africano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.