Sergei Yuran foi um dos poucos jogadores a atuar em Portugal no Benfica e no FC Porto e a marcar a ambas as equipas. O antigo avançado russo chegou ao Benfica em 1991 e, nessa mesma época, marcou um golo ao FC Porto na Luz, numa vitória 'encarnada' por 3-2. Na época 1994/95 voltou a marcar na Luz, agora a favor do FC Porto contra o Benfica, depois de ter trocado as águias pelos dragões.

Numa entrevista a um podcast russo sobre desporto, o antigo avançado recordou esse golo na Luz pelos dragões e o espanto de Mourinho por um gesto dos jogadores do Benfica.

"Quando marquei ao Benfica no Estádio da Luz, Mourinho entrou no balneário e disse-me: 'Nunca vi nada assim, jogadores do Benfica a aplaudir um jogador do FC Porto'. E eu disse-lhe que era normal, que eu percebia, que também tinha jogado bem durante o meu período no Benfica'. E ele insistiu: 'Tu não estás a perceber", recordou Yuran.

Nessa época, o FC Porto era treinado pelo malogrado Bobby Robson, que tinha como tradutor, e mais tarde, adjunto, o jovem José Mourinho. Do Special One Yuran só guarda boas recordações.

"Mourinho tinha ajudado Bobby Robson no FC Porto. Fez um trabalho muito positivo. Apenas traduzia mas era o principal responsável pelo ambiente porque contava histórias engraçadas e foi como um elo de ligação entre jogadores e o treinador. Foi tudo muito positivo", lembra.