O Benfica venceu o Desportivo de Chaves por 3-0 na 19ª jornada da Primeira Liga no Estádio da Luz. Jonas, por duas vezes, e Pizzi fizeram os tentos da equipa orientada por Rui Vitória que 'encosta' os 'encarnados' ao Sporting que está no segundo lugar do campeonato. As duas formações estão agora separadas por apenas um ponto. O Desportivo de Chaves perdeu a oportunidade de subir ao sexto lugar ainda que à condição.

Numa noite em o clube da Luz se apresentou bem afinado, Pizzi e Jonas (bem como Krovinovic) foram os 'maestros' de serviço para uma partida que se foi tornando fácil à medida que os minutos passavam. Apesar de o Desportivo de Chaves ter tentado discutir o jogo, a batuta dos jogadores do Benfica rapidamente mostrou que as 'águias' estavam decididas a levar os três pontos num encontro em que não ficam dúvidas sobre que mereceu ganhar.

Com Douglas a estrear-se na equipa do Benfica para o campeonato face à ausência de André Almeida, Rui Vitória voltou a apostar no 4-3-3 com Jonas a liderar o ataque à equipa do Desportivo de Chaves que se apresentou com as melhores opções disponíveis.

Perante um Estádio da Luz bem composto (57 383 mil adeptos), a equipa orientada por Luís Castro não se coibiu somente a defender ao mostrar um jogo apoiado, de fileiras cerradas e pressão alta sobre o Benfica que ia construído com a 'batuta' a ser entregue a Krovinovic.

O croata está num grande momento de forma e, aos 13 minutos assistiu Jonas de forma primorosa para o brasileiro abrir a contagem. O camisola 20 amorteceu, passou para Jonas que rematou para o fundo da baliza. Um verdadeiro golaço do melhor marcador do campeonato.

Jonas estava numa noite de pé quente e voltou a faturar cinco minutos depois. No coração da área, o avançado teve apenas de encostar depois de uma jogada pela direita que resultou num centro rasteiro de Salvio.  O primeiro golo tinha galvanizado a equipa do Benfica que ia encostando o Desportivo de Chaves atrás com jogadas em velocidade pelas alas.

Antes do intervalo, Grimaldo assustou António Felipe com o terceiro golo na conversão de um livre direto, mas a bola passou ligeiramente por cima da barra da baliza da equipa do Desportivo de Chaves. Houve ainda tempo para o Benfica pedir grande penalidade, mas Bruno Esteves entendeu que não houve motivos para o castigo máximo - consultando o VAR - por alegada falta sobre Salvio

No segundo tempo, o encontro começou praticamente com o terceiro golo do Benfica. Pizzi, à entrada da área, bateu pela terceira vez António Filipe para trazer ainda mais tranquilidade aos 'encarnados'. O tento do internacional português condicionou qualquer tentativa do Desportivo de Chaves em retomar a disputa pelos três pontos.

Benfica manteve o controlo mesmo com um ritmo mais baixo

A vencer por três golos, o Benfica retirou o pé no acelerador, mas esteve perto da goleada aos 57 minutos da partida. Krovinovic rematou forte, mas o guarda-redes do Desportivo de Chaves estava atento e impediu a dilatação do resultado.

Já com João Carvalho em campo, o ritmo foi descendo embora tivesse sido sempre o Benfica a estar perto de marcar no relvado do Estádio da Luz. As restantes alterações não trouxeram novidades para um encontro que ficou praticamente decidido após o 3-0.

Destaque ainda para a tentativa de Krovinovic após cruzamento de Fejsa. O sérvio esteve bem a ganhar a bola ao adversário perto da entrada da área do Desportivo de Chaves para depois colocar no croata. No entanto, o cabeceamento saiu fraco.

Com esta vitória, a equipa 'encarnada' passa a somar 46 pontos e fica a apenas um ponto de distância do Sporting que segue no segundo lugar. O FC Porto é líder com 48 pontos, mas conta com um jogo a menos, uma vez que a partida dos 'dragões' com o Estoril ficou suspensa devido a problemas na bancada do Estádio António Coimbra da Mota. Em sentido inverso, o Desportivo de Chaves mantém-se no sétimo lugar e pode ser ultrapassado pelo Boavista.

Confira o resumo do encontro:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.