O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, deixou hoje elogios ao FC Porto, mas frisou a vontade de lhe ganhar, domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, na quarta jornada da I Liga de futebol.

O bom início de campeonato, com nove pontos em três jogos, motiva, mas não tira os pés no chão ao Vitória de Guimarães, garante o técnico.

"Se há coisa que temos é uma racionalidade muito grande. Sabemos o caminho que vamos ter pela frente e que vamos defrontar uma equipa fortíssima, muito bem organizada, que está a trabalhar bem. Foi buscar jogadores de topo da Europa, mas isso não nos vai tirar a vontade de lutar e ganhar", frisou.

O treinador espera uma partida interessante, porque considera que as duas equipas têm estilos de jogo semelhantes em termos de agressividade defensiva e vontade de ter a iniciativa de jogo.

"O FC Porto está com princípios de jogo muito definidos e claros, que assentam numa grande percentagem de posse de bola. O seu treinador sabe que ao ter 60/65 por cento de posse de bola é grande a probabilidade de ter oportunidades de golo e depois tem um atirador especial", disse, referindo-se a Jackson Martinez.

Segundo Rui Vitória, o FC Porto cria um grande desgaste no adversário pela circulação de bola e elevada percentagem de passes certos, relacionando essas características com o facto da equipa portista marcar mais golos na etapa complementar.

"Não é por acaso que o Jackson já leva quatro golos, a maior parte deles na segunda parte", analisou.

O técnico quer, por isso, um Vitória "muito concentrado e com uma grande disponibilidade física e mental" para contrariar o jogo do FC Porto.

Vitorianos e portistas somaram nove pontos nas três primeiras jornadas e, segundo Rui Vitória, a sua equipa "está muito entusiasmada e com muita vontade de jogar".

"Estamos preparados, muito focados para o jogo, a cidade também está muito envolvida, vai ser um jogo à antiga, a um domingo à tarde [17:00], estão reunidos os condimentos para um bom jogo e espero que possamos ganhar", disse.

Muito elogiado esta semana (imprensa estrangeira, treinador portista e pelos próprios jogadores), Rui Vitória desvalorizou a situação: "Olho da mesma forma como olho para as críticas - lê-se, regista-se e apaga-se, nada me ilude", disse.

Vitória de Guimarães, segundo classificado, com nove pontos, e FC Porto, terceiro, também com nove, defrontam-se no domingo, às 17:00, no Estádio D. Afonso Henriques, jogo que será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.