Domingos Soares de Oliveira esclareceu que o Benfica cumpre todos os requisitos do fair-play financeiro da UEFA. O administrador para a área financeira dos "encarnados" lembra que o clube até fez parte do grupo de trabalho inicial da UEFA sobre o tema.

"Todos os clubes têm de estar atentos sobre aquilo que são as exigências do fair-play financeiro já que há consequências, não só a nível dos resultados, mas também a nível desportivo", começou por dizer o dirigente, antes de explicar a posição do Benfica.

"Tens tido essa preocupação desde 2012, desde que a UEFA começou a explicar o mecanismo, aliás, nós fizemos parte do grupo de trabalho inicial. Temos cumprido sempre com o fair-play financeiro mas não sei nada dos outros clubes, vocês [jornalistas] é que têm de ver aquilo que são as declarações do Sporting e FC Porto. Nós temos cumprido sempre e não temos nenhuma intenção em deixar de cumprir com aquilo que são as recomendações da UEFA", explicou o dirigente aos jornalistas na Bolsa de Lisboa, à margem da apresentação dos resultados do empréstimo obrigacionista da SAD encarnada.

Recorde-se que o Sporting esteve sob ameaça da UEFA por ter deixado de cumprir com os requisitos do fair-play financeiro. O FC Porto mostra uma boa “saúde” financeira neste defeso já que investiu, num só jogador [Gianneli Imbula] , 20 milhões de euros. E fala-se que pode contratar Casillas ao Real Madrid, pagando cinco milhões de euros por ano ao guarda-redes espanhol.

O "fair play" financeiro foi aprovado em 2010 e entrou em funcionamento efetivamente em 2011. Desde então, os clubes que se qualificam para as competições da UEFA têm de provar que não tem dívidas em atraso em relação a outros clubes, jogadores, segurança social e autoridades fiscais.

A partir de 2013 os clubes passaram a ser obrigados a não gastarem mais do que ganham, restringindo a acumulação de dívidas. Em termos rigorosos, os clubes podem gastar até mais cinco milhões de euros do que ganham por período de avaliação (três anos).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.